O relatório anual da Ericsson “The 10 Hot Consumer Trends for 2018″ aponta para uma mudança de paradigma, numa altura em que os consumidores esperam que a tecnologia digital opere cada vez mais sob princípios humanos.

 

A linguagem corporal, a expressão facial e o tom da voz vão ser responsáveis por tornar a voz e o toque como modos de controlo de interação dos consumidores com os dispositivos tecnológicos, facilitando a adoção de mudanças tecnológicas.

As 10 tendências para 2018 e anos seguintes:

1. O corpo é a interface de utilização

Mais de metade dos atuais utilizadores de assistentes de voz inteligentes acredita que vai recorrer a linguagem corporal, expressões, inflexões e toques para interagir com os dispositivos como se estes se tratassem de seres humanos. Cerca de 2 em cada 3 pessoas acredita que esta realidade se irá impor dentro de dois a três anos.

2. Audição aumentada

63% dos consumidores gostaria que os auscultadores traduzissem em tempo real línguas estrangeiras e 52% querem pretendem bloquear o som do ressonar de um membro da família.

3. Eternos ‘newbies’

30% diz que a tecnologia dificulta a constante atualização de competências. Mas assume que a mesma tecnologia também nos torna especialistas instantaneamente, e 46% refere que a Internet lhes permite aprender e esquecer rapidamente novas competências.

4. Redes sociais

55% considera que os grandes grupos estão a usar as redes sociais para difundir as suas mensagens, e que a Inteligência Artificial (IA) seria útil para verificar a veracidade de factos publicados nas redes sociais, e 39% pensa que as celebridades pagam para obter mais seguidores na rede.

5. Anúncios inteligentes

Os anúncios podem tornar-se demasiado inteligentes. Mais de metade dos utilizadores de Realidade Aumentada/Realidade Virtual pensa que os anúncios se vão tornar tão realistas que vão, eventualmente, tomar o lugar dos próprios produtos.

6. Comunicação sem limites

50% dos inquiridos pensa que a incapacidade de diferenciar humanos de máquinas os assustaria, e 40% revelam-se assustados com o facto de poder ter um smartphone que reage ao seu estado de espírito.

7. Sociedade de lazer

32% dos estudantes e dos trabalhadores considera que não precisa de um emprego para beneficiarem de uma vida com sentido, e 40% refere que gostaria de ter um robot que trabalhasse e recebesse um salário por eles, garantindo-lhes mais tempo para lazer.

8. Uma foto é uma divisão

Imagine conseguir entrar para dentro de uma fotografia para relembrar uma memória. 3 em cada 4 pessoas acredita que em apenas 5 anos vai ser usada realidade virtual para ‘entrar’ nas fotos do seu smartphone.

9. Ruas no espaço

As ruas das cidades estão cada vez mais concorridas, mas o espaço por cima das cidades permanece livre e 39% considera que as suas cidades precisam de uma rede viária para drones e veículos aéreos, mas 38% preocupa-se com a possibilidade de um drone poder cair em cima da sua cabeça.

10. Baterias no futuro

O mundo conectado requer uma maior autonomia nos dispositivos móveis. Mais de 80% acredita que, em apenas 5 anos, vai poder contar com baterias de longa duração que vão acabar com as preocupações de autonomia.

 


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