A Comissão Europeia prevê que Portugal cresça 2,2% este ano, uma décima abaixo daquilo que prevê o Governo. Dos 28 países da União, há 20 que vão crescer mais do que Portugal este ano.

As Previsões Económicas de Verão da Comissão Europeia apontam para que a riqueza criada em Portugal este ano cresça 2,2%, uma revisão em baixa de uma décima face às últimas previsões de Bruxelas. O valor também fica uma décima aquém das previsões do Governo, que apontam para 2,3% este ano e no próximo.

Quando comparado com os restantes países da União Europeia, Portugal fica na parte de baixo da tabela. Segundo os dados da Comissão, dos 28 países da região, existem 20 que apresentam taxas de crescimento mais elevadas, com a Irlanda a ocupar o lugar cimeiro com um crescimento previsto para este ano de 5,6%. Mesmo assim, em abrandamento face aos 7,8% conseguidos pelos “tigres celtas” em 2017.

Na cauda da Europa e a crescer menos do que Portugal estão sete países, sendo que Itália e Reino Unido estão, ex aequo, em último lugar, com uma taxa de crescimento do PIB de 1,3%.

Entre os países que crescem menos do que Portugal estão os “pesos pesados”. Além do Reino Unido e da Itália, Alemanha e França também apresentam taxas de crescimento do PIB inferiores a Portugal, o que faz baixar a média do crescimento da Zona Euro e da União Europeia para 2,1%, e coloca a economia portuguesa com um comportamento uma décima acima do valor médio.

 

 
Saiba mais aqui


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor