• 79% dos consumidores passa férias com a família
  • 51% dos consumidores prefere o destino praia
  • 5% dos consumidores passa férias sozinho
  • Apenas 11% dos consumidores gasta mais de 1000€ em férias

As férias grandes são um dos momentos mais esperados pelos portugueses e que implicam várias decisões de consumo, sejam relativamente ao destino de descanso, compras, atividades de lazer. Neste sentido a Escolha do Consumidor realizou um estudo online, que teve como base a opinião dos consumidores para perceber as suas preferências relativamente às suas férias de verão.

Segundo os dados obtidos, 79% dos consumidores passa férias com a família, 16% com os amigos e apenas 5% dos inquiridos respondeu que gosta de passar férias sozinho. Para a marcação das mesmas, 48% pede ajuda à família e amigos, 46% gosta de ser o próprio a marcar e 7% respondeu que procura uma agência de viagens para facilitar este processo.

Questionados sobre qual o tipo de destino de férias de eleição 51% dos portugueses prefere a praia, 44% prefere tanto praia, como campo ou cidade, a restante percentagem dos inquiridos gosta de fazer viagens mais turísticas permitindo conhecer outras cidades. No entanto, conclui-se que este ano, 76% dos consumidores vai passar as férias em território nacional e apenas 24% irá para fora do país.

Inúmeros fatores podem estar associados a esta realidade, seja por preferirem passar o verão em Portugal - considerado o paraíso da Europa, ou por ainda terem algum receio do risco de contágio do vírus da Covid-19 ou simplesmente porque preferem não gastar tanto dinheiro numa viagem. Dos dados relativamente ao valor que vão disponibilizar para estas férias 41% disponibiliza entre 500 a 1000 euros para gastar em férias, 41% apenas até 500 euros, e cerca de 11% dos inquiridos gasta entre 1000 a 2000 euros.

Caso o cenário fosse diferente e tivessem possibilidade de não terem qualquer limite de tempo ou orçamento, os consumidores gostariam de: dar a volta ao mundo ou ir às Maldivas, Tailândia, Indonésia, Grécia, entre outros.

Sobre o questionário:
Este questionário foi respondido por um universo de 85% do sexo feminino e 15% do sexo masculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: 29% têm entre 25 a 34 anos, 27% entre 35 a 44 anos, a faixa etária mais nova (18 a 24 anos) corresponde a 22%, 18% entre 45 a 54 anos e 5% corresponde a consumidores com idades acima dos 55 anos. 48% destes consumidores estão localizados na zona da Grande Lisboa, 25% na zona do Porto e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.