Todas as estações do ano têm o seu encanto, mas o Outono... Ah! O Outono! Transpira elegância e misticidade. As folhas das árvores espalham no ar uma magia única e um aroma a castanhas que já se faz sentir.

O som do esmagar das folhas secas no chão com o calor do Verão de São Martinho que nos acolhe, enquanto nos prepara para o regresso dos dias mais curtos e frios do ano. Aquele pôr-do-sol com tons dourados e avermelhados que pintam o céu no final de cada tarde que nos fazem parar para contemplá-lo...

Confirma-se o verão terminou, mas o teu bem-estar e a preocupação com o ambiente, ficam sempre no topo da “tua montanha”.

E não, não é só de folha seca que se faz o Outono, as tuas boas energias e os melhores hábitos sustentáveis, fazem desta estação, uma época sazonal única.

Consciência ambiental, harmonia e redução do supérfluo. Estes são os pilares de uma casa (e de uma vida) que respeita a Terra e os seus recursos. Eliminar o desperdício e reduzir o consumo desnecessário, dentro e fora de casa, é essencial para promover a sustentabilidade e salvaguardar os recursos do planeta.

A Escolha do Consumidor dá-te algumas dicas para abrires as portas ao Outono com os melhores hábitos sustentáveis de modo a ultrapassares o impacto que a guerra da Ucrânia está a ter na nossa economia e contribuíres assim para um planeta saudável:

1º Eletrodomésticos amigos do ambiente

Com a tecnologia certa, ser sustentável é ainda mais simples. Uma máquina de lavar a roupa que te ajude (e muito) neste processo, é um passo para ...

As máquinas de lavar a roupa da Whirlpool beneficiam de: programa de lavagem Eco; tecnologia Water Save (reduzem até 59% de água utilizada em cada ciclo), tecnologia 6th Sense (deteta a quantidade de roupa e calcula a quantidade de água necessária); programa Steam Refresh (utiliza apenas vapor, em vez de dezenas de litros de água, em 20 minutos), entre outras inúmeras vantagens.

Na cozinha, se tens muitos pequenos eletrodomésticos com consumo elevados, podes optar por aparelhos multifunções, como os robots de cozinha da Moulinex. Cozinhas sem esforço, com uma versatilidade de funções que te poupam tempo e energia, assim como te possibilita a preparação de grandes quantidades para toda a família ou para um jantar de amigos!

2º Queres colocar a tua casa à venda ou para arrendamento? Aposta na sustentabilidade.

Segundo os  dados revelados no início do mês de fevereiro pelo INE e pela Marktest, o número de edifícios em Portugal tem vindo a aumentar, estabelecendo-se acima de 3,5 milhões. No entanto, a grande maioria, não apresenta cuidados especiais no que toca à ecologia das infraestruturas, sendo por isso, necessário proceder a uma reabilitação.

Se estás a pensar vender ou arrendar a tua casa, marca a diferença e primeiro torna-a mais sustentável.

Verifica se os vidros, os isolamentos e tudo o resto são adequados ou se podes melhorar. E eventualmente, fazer o reforço por dentro ou por fora. Esta pequena mudança irá assegurar condições de conforto, nomeadamente a nível de aquecimento e arrefecimento, permitindo assim dispensar a utilização de ar condicionados ou outras soluções. Quanto à energia, podes substituir as torneiras, redutor de caudal ou misturador a fim de reduzir o consumo da água.

Na iluminação, não esquecer de substituir as lâmpadas antigas para os LEDS. Porém, existem outras soluções um pouco mais extravagantes mas que fazem toda a diferença nos consumos e no ambiente, tal como a utilização de energias renováveis, painéis solares ou fotovoltaicos, assim como aumentar a potência do contador de energia para ligar e carregar o carro elétrico.

Após estas alterações que irão, sobretudo, valorizar a casa e obter uma maior procura para a compra ou para o arrendamento, podes contar com a Imovirtual, para te ajudar no processo de comercialização. Atualmente, é o portal com maior número de imóveis e número um na satisfação dos clientes.

3º Reduz a tua pegada ecológica com as tuas deslocações

Se a utilização de meios de transporte não é passível para as tuas deslocações, e pretendes ter gastos inferiores com menos poluição, opta por carros elétricos ou híbridos.

A evolução tecnológica verificada nos últimos anos em relação à autonomia e preço das baterias, a melhor eficiência dos tempos de carga, maior potência, levam à consideração de compra de veículos 100% elétricos, como alternativa a um veículo novo a combustão.

Podes comprar um carro online, seja novo, seminovo ou usado, na Matrizauto – O shopping dos carros, com zero preocupações.  

4º Opta por um banco que impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades locais

Este é sem dúvida um pequeno passo, para um objetivo gigante. Escolher um banco que promova a sustentabilidade é o futuro. O Crédito Agrícola tem um papel impulsionador no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, pretendendo assim, desenvolver mais produtos financeiros que criem incentivos ou ajudem os clientes a diminuir o seu impacto ambiental e social negativo, bem como ajudar empresas a identificar novas oportunidades de negócio mais amigas do ambiente e respeitadoras dos princípios da economia circular e dos Direitos Humanos.

Segundo o mais recente estudo realizado pela Escolha do Consumidor, 86% da população faz a respetiva separação de lixo, 80% dos consumidores prefere comprar um produto ecológico em vez de um produto um pouco mais barato, 73% utiliza a sua viatura para deslocação própria e 34% dos consumidores evita o desperdício alimentar.

Vamos continuar a aumentar estas percentagens, porque a sustentabilidade é o nosso futuro.

Guia do Consumidor 2022

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?