• Distúrbio do sono do ritmo circadiano pode levar a problemas de saúde, como diabetes e depressão, e afetar o desempenho no trabalho
  • A Emma – The Sleep Company reconhece o impacto do trabalho árduo dos enfermeiros e está empenhada em ajudar a lidar com a realidade do trabalho por turnos

Celebrou-se no dia 12 de maio o Dia Internacional do Enfermeiro, comemorado em todo o mundo para homenagear a contribuição de Florence Nightingale para a enfermagem moderna. A Emma – The Sleep Company quer aproveitar esta oportunidade para reconhecer os enfermeiros em Portugal e o impacto significativo do seu trabalho na sociedade.

Cuidar de pacientes 24 horas por dia é uma responsabilidade desafiadora, mas recompensadora, que exige que os enfermeiros trabalhem em turnos rotativos, interrompendo os seus ciclos naturais de sono. De acordo com Theresa Schnorbach, responsável pela equipa de pesquisa do sono da Emma: “É importante reconhecer que o sono é individual e que cada pessoa tem as suas próprias necessidades e preferências. Os turnos de trabalho podem causar distúrbios do sono, que podem levar a problemas de saúde como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e depressão. O distúrbio do trabalho por turnos é um tipo de distúrbio do sono do ritmo circadiano que afeta enfermeiros e pessoas que trabalham em horários não tradicionais, levando a insónias, sonolência diurna excessiva, problemas de humor, deficiências cognitivas e complicações físicas.”

Theresa Schnorbach reforça que o sono adequado é essencial para o bem-estar físico e mental dos enfermeiros, capacitando-os a prestar o melhor cuidado possível: “A dedicação da Emma em oferecer soluções práticas para distúrbios do trabalho por turnos ajuda os enfermeiros a manter uma rotina de sono saudável, garantindo que permaneçam alertas, focados e prontos para se destacar no atendimento ao paciente. Ao incorporar estratégias personalizadas na sua rotina de dormir, os enfermeiros podem abraçar o relaxamento, a serenidade e preparar-se para um sono rejuvenescedor.”

Por isso, a Emma – The Sleep Company fornece maneiras de lidar com o distúrbio do trabalho por turnos às quais os enfermeiros podem se adaptar e, lentamente, construir bons hábitos de sono.

5 dicas para lidar com o distúrbio do trabalho por turnos

 

1. Mantenha um ambiente de quarto propício ao sono

O seu quarto deve ser um lugar confortável para descansar e dormir, independentemente de quando for dormir. Um ambiente de quarto propício ao sono deve ser escuro, silencioso e fresco. Muita exposição à luz no quarto pode impedir um sono de qualidade porque o ritmo circadiano é fortemente influenciado pela luz e pela escuridão. Quando um quarto está escuro, a hormona conhecida como melatonina também induz sensações de relaxamento e sonolência.

Distúrbios causados pelo ruído alto também podem prejudicar o sono. Deve manter o seu quarto silencioso, mesmo que seja necessário bloquear ruídos externos utilizando uma máquina de ruído branco, tampões de ouvidos ou pedindo silêncio a quem vive consigo.
A melhor temperatura do quarto para dormir é de 15,5°C a 18,3°C. Estudos sugerem que o aumento da temperatura do quarto pode aumentar a vigília.

2. Monitorize o estado de alerta no local de trabalho

Aqueles que trabalham em horários não tradicionais estão mais propensos a cometer erros durante o trabalho e pior, estão mais propensos a acidentes. Monitorize sempre o seu estado de alerta no local de trabalho.

A cafeína é um tipo de estimulante que aumenta a atividade cerebral e a circulação de adrenalina e cortisol no corpo. Pode tentar beber cafeína moderadamente para ajudar a aumentar temporariamente a sua energia e estado de alerta. Lembre-se de consumir cafeína no máximo 4 a 8 horas antes da hora de dormir desejada para obter melhores resultados.

3. Implemente sestas táticas

Além de monitorizar o seu estado de alerta no local de trabalho, fazer uma sesta tática durante o trabalho também é uma boa ideia. Cerca de 15 a 20 minutos durante a hora do almoço, por exemplo, podem ser suficientes para ajudá-lo a ficar alerta durante o restante turno. Se se sentir cansado ou sonolento, tente fazer uma sesta antes de ir para casa. Esta é uma forma de evitar a sonolência durante a condução, que pode originar colisões ligeiras ou potencialmente fatais.

4. Pratique uma boa higiene do sono

Praticar uma boa higiene do sono é a chave para alcançar um sono de boa qualidade, que também é fundamental para lidar com o distúrbio do trabalho por turnos. É também por isso que foram desenvolvidas dicas de higiene do sono para reduzir os sintomas de insónia. A higiene do sono refere-se às rotinas e atividades diárias que afetam a duração e a qualidade do sono.

Uma boa higiene do sono abrange não apenas a criação de um ambiente de quarto indutor do sono e o comprometimento com um horário regular de sono, mas também a realização de rotinas antes de dormir que permitem um sono ininterrupto durante a noite. Isso pode incluir guardar dispositivos emissores de luz azul, limitar o consumo de álcool e cafeína e fazer exercício durante o dia.

5. Tente manter um horário de sono ‘regular’

Aderir religiosamente a um padrão de sono definido pode ser um desafio, especialmente se tiver turnos rotativos. Nesse caso, tente fazer ajustes graduais. Digamos que atualmente trabalha no turno da tarde e irá fazer a transição para o turno da noite. Nos últimos dias do turno da tarde, é aconselhável atrasar o sono-vigília em uma a duas horas todos os dias para ajudar o seu corpo a ajustar-se melhor ao horário.

Se possível, peça ao seu empregador para limitar o número de turnos noturnos a cinco dias ou menos e avise-o antes que os turnos rotativos aconteçam.

Emma foi eleita Escolha do Consumidor 2023.


Conhece aqui a Escolha do Consumidor