A PURINA, empresa líder em Petcare na Europa, anunciou os vencedores do seu prémio PURINA BetterwithPets, reconhecendo o trabalho de 3 organizações impactantes na promoção da saúde e bem-estar das pessoas através da relação entre pessoas e animais.

Os vencedores têm o potencial de fortalecer ainda mais o seu impacto e contribuir para combater algumas das questões sociais mais prementes, incluindo o acesso a cuidados Médico-Veterinários gratuitos para os animais de pessoas em situação de sem-abrigo, intervenções assistidas por animais e visitas de animais de companhia a pessoas em situação vulnerável. Essas organizações impactantes desenvolveram soluções inovadoras para os animais de companhia e para as pessoas que os amam.

As três organizações distinguidas este ano com o prémio PURINA BetterWithPets são:

Pets As Therapyuma instituição de solidariedade que melhora a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas em comunidades em todo o Reino Unido, oferecendo visitas terapêuticas de animais de companhia a estabelecimentos como lares, hospitais, escolas e prisões. Anualmente, mais de 400.000 pessoas beneficiam das visitas da instituição. 

Center de Teràpies Assistides amb Cans (CTAC) – entidade que tem a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas através de intervenções e terapias assistidas. Desde 2000, o Método CTAC tem sido aplicado com sucesso a intervenções assistidas por animais, fornecendo os benefícios da relação entre pessoas e animais a pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso inclui ajudar as pessoas durante a hospitalização e em situações de vulnerabilidade social.

StreetVet – uma instituição de caridade britânica multipremiada que oferece cuidados e serviços veterinários essenciais gratuitos para aqueles que vivem em situação de sem-abrigo. A relação entre as pessoas sem-abrigo e os seus cães é profunda e a saúde e o bem-estar dos seus companheiros caninos são uma grande prioridade para os tutores. No entanto, a vida nas ruas dificulta o acesso aos cuidados, que esses cães merecem. A equipa de Médicos Veterinários e Enfermeiras Veterinárias da StreetVet forneceu cuidados essenciais a mais de 2.000 pessoas e aos seus animais de companhia em todo o Reino Unido, oferecendo cuidados necessários para garantir o bem-estar dos animais e consequentemente dos seus tutores.

A nova edição do Prémio PURINA BetterwithPets visa apoiar o crescimento das organizações vencedoras através de um financiamento de até € 200.000 por um período de 2 anos para ajudá-las a ganhar escala nas suas operações. Através deste prémio, a PURINA também pretende criar uma rede de organizações e empreendedores sociais que trabalham nas mesmas áreas de impacto para desenvolverem e partilharem as melhores práticas, construindo conhecimento institucional de forma a capacitar todo o ecossistema para dimensionar o seu impacto positivo.

A PURINA reconhece a responsabilidade das empresas multinacionais em apoiar organizações não governamentais de alto impacto não apenas financeiramente, mas também ampliando o alcance do seu trabalho e aumentando a consciencialização sobre as suas atividades. Com isso em mente, a PURINA pretende publicar um relatório consolidando os dados de mais de 110 organizações em 23 países que se inscreveram nesta iniciativa, para dar visibilidade ao ecossistema atual e às lacunas que precisam de ser colmatadas. Demonstrando como, em 2022, os animais de companhia podem contribuir para o Objetivo número 3 do Desenvolvimento Sustentável, para garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

A iniciativa PURINA BetterwithPets Prize tem como base o novo compromisso da PURINA de ajudar 1.000.000 de pessoas em situações vulneráveis a melhorar sua saúde e bem-estar até 2030. A PURINA quer atuar como um catalisador, criando uma comunidade de organizações em toda a Europa e procurando impulsionar a próxima geração de Organizações Não Governamentais a fazer uma diferença ainda maior, definindo as melhores práticas entre organizações.

Jeff Hamilton, Purina Europe CEO comenta: “Numa altura em que todos aceleramos na proteção ambiental para responder às necessidades do planeta, importa não esquecer a vertente Social instituída pelas Nações Unidas. Com este Prémio e o nosso compromisso, a PURINA pretende contribuir, apoiando organizações de impacto e a comunidade alargada de candidatos ao Prémio para crescer e impactar positivamente ainda mais pessoas em toda a Europa. Agradecemos a todos os participantes que se inscreveram no Prémio PURINA BetterwithPets deste ano por contribuírem para uma causa importante e partilharem os seus conhecimentos, pois pretendemos criar uma comunidade  para apoiar pessoas em situações vulneráveis em toda a Europa”.

Jade Statt Co-Fundador e Diretor Clinico da StreetVet comentou sobre como o prémio ajudará a StreetVet a crescer e aumentar o seu impacto: “A Street Vet entende a importância da relação entre as pessoas e os animais. Para os nossos clientes, os animais de companhia dão companheirismo, amor sem julgamento, apoio à saúde mental, um canal para a relação social e, em muitos casos, uma razão para viver. O nosso trabalho com a PURINA desde 2020 mudou o nosso impacto e o sucesso em 2023 reforça o quão longe a StreetVet chegou. O financiamento ajudar-nos-á a procurar o crescimento sustentável e criar mais oportunidades para colaborar e maximizar o nosso impacto”

Francesc Ristol Ubach, CEO da CTAC: “Conquistar este prémio é um reconhecimento significativo do esforço da nossa equipa, que se tem dedicado a ajudar as pessoas através dos benefícios da relação entre as pessoas e os animais. Ganhar um prémio permite-nos expandir o nosso alcance e ajudar mais pessoas.”

Clare Davis, CEO da Pets As Therapy (PAT): “Sabemos que as visitas da PAT não curam o mundo, mas todos os dias os nossos voluntários e os seus animais de companhia estão a fazer a diferença na vida das pessoas. Desde permitir que alguém perdido na névoa da demência fale ou ser um catalisador para alguém falar, quando não conseguiu dizer o que está errado consigo. O nosso impacto é imediato, é aqui e agora. Se “Pets As Therapy” fosse um diamante bruto, ganhar o prémio BetterwithPets ajudaria este diamante a brilhar, ampliando o nosso alcance e ajudando-nos a melhorar a nossa formação e suporte, permitindo-nos atender à nossa crescente lista de espera e fornecer mais equipas da PAT aos locais que precisam de nós.”

Para saber mais sobre os vencedores do prémio PURINA Better With Pets, aceda aqui.

PURINA PROPLAN foi eleita Escolha do Consumidor 2023. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor