O impacto do ChatGPT, e de outras tecnologias de IA, no mundo do trabalho tornou-se um assunto muito falado a nível global, mas a Hays, especialista líder mundial em soluções de recursos humanos e recrutamento, refletiu sobre esta nova ferramenta como uma oportunidade para aproveitarmos as tecnologias para nos ajudarem a aumentar a produtividade no local de trabalho.

Um número crescente de pessoas espera que a IA mude a forma como trabalhamos no futuro. Numa recente sondagem do LinkedIn realizada pela Hays, 77% dos inquiridos (mais de 38 000 inquiridos no total) afirmaram acreditar que a IA irá mudar a forma como trabalhamos no futuro e 69% dos inquiridos afirmaram esperar que a IA substitua o trabalho humano em determinadas funções.

Mais de 40% dos inquiridos afirmaram também ter utilizado a ferramenta no seu trabalho , o que evidencia a sua crescente popularidade e prevalência.

Embora seja cada vez mais claro que a IA tem a capacidade de completar eficientemente tarefas repetitivas ou “modelo”, tem várias limitações no que diz respeito às competências humanas. Em vez de encarar o ChatGPT como um substituto, a Hays está a encorajar os empregadores a considerarem a forma como as tecnologias podem ser integradas para “libertar” colegas que possuam competências mais complexas – aquelas que a IA não consegue replicar e que são difíceis de encontrar num mercado com poucas competências.

Como nos revelam dados do Guia Hays 2023, 48% dos empregadores considera que existe uma escassez global de candidatos. Setores como Engenharia e IT são claros exemplos onde as funções podem ser mais difíceis de preencher, dada a natureza em constante evolução das competências necessárias.

Steve Weston, Chief Information Officer da Hays, afirmou: “A IA está certamente a transformar a forma como trabalhamos, e é provável que muitos profissionais já se tenham deparado com ela na sua indústria ou função. No entanto, utilizada da forma correta e tendo em conta as suas limitações, estamos confiantes de que pode aumentar a produtividade, o que permitirá que tanto os indivíduos preparem as suas carreiras para o futuro, concentrando-se nas competências que importam, como as empresas que enfrentam a atual escassez global de talentos.”

Num blogue recente, Travis O’Rourke, Presidente da Hays Canada, dá dicas sobre como a IA pode ser integrada no local de trabalho:

  1. Pense nas suas necessidades: que tarefas poderiam ser automatizadas e poderia utilizá-la como ferramenta de investigação?
  2. Adicione os plugins certos: como pode utilizar a ferramenta para poupar tempo e fornecer ativos e informações úteis.
  3. Utilize as instruções corretamente: embora não sejam necessárias competências especializadas para começar, existe uma série de informações disponíveis para ajudar a obter o conteúdo mais útil destas ferramentas.
  4. Otimize os seus dados: quando utilizar ferramentas para apuramento de factos, verifique novamente os resultados fornecidos e considere a possibilidade de reescrever os resultados para garantir que se adequam ao seu tom de voz.
  5. Mantenha-se a par das tendências: a IA está em constante evolução, pelo que é importante poder utilizá-la corretamente.

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