A Escolha do Consumidor realizou um estudo online, a propósito do Dia da Mãe, de forma a compreender melhor os hábitos de consumo no setor de Saúde e Bem-Estar. O estudo englobou um questionário aplicado a consumidores tanto do sexo feminino como do sexo masculino, com as conclusões a demostrarem resultados consensuais, sobre a forma como este dia é especial.

A esmagadora maioria das pessoas inquiridas (97%) vai efetivamente oferecer um presente à sua mãe ou a quem representa esse papel na sua vida. Roupa, flores, prendas personalizadas, tratamentos de estética, presentes para o jardim ou para um espaço em que ela gosta de estar, são as principais sugestões dos consumidores. Quarenta e um por cento (41%) afirma, ainda, que tenciona gastar entre 10€ a 20€ na sua lembrança.

No que diz respeito às marcas, 53% acredita que os produtos de cosmética FILORGA, são uma boa opção de presente, principalmente os produtos de beleza para o rosto. Por outro lado, os consumidores que preferem oferecer momentos de descontração ou experiências gastronómicas inesquecíveis  optam por escolher a Odisseias (51%) para esse fim.

Os inquiridos revelam ainda que gostariam, que as marcas oferecessem descontos e promoções em presentes para o Dia da Mãe (30%) e promovessem colaborações com instituições de apoio a mães carenciadas (25%). Dezoito por cento (18%) mostra interesse que as marcas criem campanhas publicitárias que celebrem e honrem todas as mães, independentemente da sua idade, orientação sexual ou origem étnica.

Relativamente à importância que as mães representam no mundo corporativo, 26% dos consumidores concorda que as mães trazem novas habilidades, que costumam ser multitasking, que têm capacidades de tomar decisões e descobrir soluções, que por serem mais empáticas ajudam a criar um ambiente mais colaborativo e inclusivo e com a sua liderança são capazes de motivar e alcançar grandes resultados. Vinte e cinco por cento (25%) revela que as mães são capazes de equilibrar as exigências do trabalho com a vida familiar.

De que forma as marcas podem contribuir para um Dia da Mãe mais inclusivo, também foi uma questão colocada aos consumidores, à qual 39% acredita que poderá ser através de uma perspetiva mais ampla do papel da mãe: mães que optam por ser mães a tempo inteiro; mães mais ausentes por razões profissionais; mães que conciliam o trabalho e a maternidade de forma equilibrada, entre outros, de forma a valorizar todo o tipo de mães que merecem atenção, carinho e respeito.

Vinte e seis por cento 26% dos inquiridos considera que a estratégia poderá definir-se através da inclusão de todas as formas de maternidade, sejam elas mães adotivas, mães solteiras, mães LGBTQ+, mães de famílias multigeracionais, entre outras.


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