A escassez de talento, indicador que reflete a dificuldade de os empregadores  preencherem as vagas que lançam para o mercado, por falta de trabalhadores  qualificados, mantém-se em níveis historicamente altos, tanto a nível nacional como  global. Segundo o estudo Talent Shortage Survey 2023, do ManpowerGroup, 62% dos  empregadores portugueses têm alguma dificuldade em encontrar os candidatos com as  competências desejadas e 22% sentem mesmo muita dificuldade. Apenas 12% afirmam  não ter qualquer desafio em encontrar o talento de que necessitam. Estes dados  traduzem, assim, uma escassez de talento de 84%, mantendo-se a tendência registada  em 2022, quando este valor era de 85%.  

Este resultado posiciona Portugal acima da média global, que se encontra nos 77%,  mas também como o quarto país do mundo com maior dificuldade na contratação,  apenas abaixo de Taiwan (90%), da Alemanha (86%) e de Hong Kong (85%).  

Os primeiros meses do ano permitiram à economia nacional manter-se em terreno  positivo e observamos hoje um maior dinamismo nas perspetivas de contratação para o próximo trimestre, com os dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey a  apontarem para uma Projeção a Criação Líquida de Emprego de +16%, em alta de 4  pontos percentuais face ao trimestre anterior”, explica Rui Teixeira, Country Manager  do ManpowerGroup Portugal.  

Apesar deste maior otimismo, a escassez de talento mantém-se em níveis máximos  históricos, com os empregadores nacionais a reportar muita dificuldade nos seus  esforços de contratação. Um cenário que é, em grande medida, resultado do atual  desencontro entre o perfil de competências disponíveis no mercado e as necessidades  de talento das empresas, muito vinculadas à transformação digital, à descarbonização  e ao desenvolvimento de novos modelos de negócios assentes numa maior  incorporação de valor. É, assim, cada vez mais urgente resolver este desequilíbrio,  apostando definitivamente na capacitação dos nossos profissionais, tanto dentro das  empresas, como em situação de desemprego. Só mediante uma atuação conjunta de  empresas, academias e organismos públicos, com vista à requalificação das nossas  bases de talento, poderemos dotar as empresas das competências que necessitam, ao  mesmo tempo que fomentamos a empregabilidade atual e futura desses  trabalhadores.”, conclui.  

Escassez de talento mais elevada nos setores de Energia e Utilities, Indústria  Pesada e Materiais e Tecnologias da Informação  

Os empregadores dos nove setores nacionais analisados no estudo afirmam ter  dificuldades em encontrar as competências de que necessitam. No entanto, é nos  setores de Energia e Utilities e da Indústria Pesada e Materiais que o valor da escassez  de talento é mais acentuado, com 89% das empresas de ambos os setores a revelarem  dificuldades na contratação. Seguem-se os setores das Tecnologias da Informação (TI),  com 87%, o de Bens e Serviços de Consumo, que contempla as atividades de Retalho,  Distribuição, Hotelaria e Indústria de Bens de Consumo, com um valor de 86%, e o de  Transportes, Logística e Automoção, com uma escassez de talento situada nos 86%.  

Com valores menos acentuados, mas ainda assim elevados, surgem os setores da  Saúde e Ciências da Vida, com 78% dos seus empregadores a revelarem dificuldades  em recrutar os profissionais certos, dos Serviços de Comunicação, que incluem  telecomunicações e media, com um valor de 74% e, por último, o de Finanças e  Imobiliário, cuja escassez se situa nos 70%. 

No que respeita à análise regional, é na Região Norte e Grande Porto que a escassez  de talento se encontra nos níveis mais elevados, com valores a situarem-se nos 89% e  87%, respetivamente. A estes, segue-se a Região Centro e a Grande Lisboa, ambas  com 83% dos seus empregadores a revelarem dificuldades na contratação de  profissionais. Por fim, 81% das empresas da Região Sul assumem estes desafios.  

Cargos tecnológicos e relacionados com Data são os mais procurados pelos  empregadores nacionais  

Questionados sobre as competências técnicas que mais procuram, 30% dos  empregadores portugueses colocaram as relacionadas com TI e Data no topo das suas  necessidades, tendência que já se registava em 2022, mas que agora cresce 4 pontos  percentuais.  

Logo a seguir, surge a necessidade de profissionais com competências em Operações  e Logística, relatada por 23% dos empregadores inquiridos, e para funções de Recursos  Humanos, apontada por 21% das empresas. Seguem-se ainda as competências de  Engenharia, identificadas por 20% dos inquiridos, e de Indústria e Produção, referidas  por 19%.  

Resiliência, Tolerância ao Stress, Adaptabilidade e Capacidade de Iniciativa são  as competências humanas mais desejadas  

Quando questionados sobre as competências humanas que mais valorizam, mas que  consideram difíceis de encontrar, a Resiliência e Adaptabilidade surgem como a escolha  de 31% dos empregadores nacionais. Logo a seguir, destaca-se a Capacidade de  Iniciativa, referida por 30% das empresas.  

No topo desta lista de soft skills está também a Fiabilidade e Autodisciplina dos  profissionais, escolhida por 29% dos inquiridos, enquanto que 26% dos empregadores  identificaram ainda o Trabalho em Equipa e Colaboração como prioritário, bem como a  Resolução de Problemas.  

O investimento na formação das equipas é a principal medida na resposta à  escassez de competências e a oferta de maior flexibilidade sobre quando e onde  o trabalho é realizado é a estratégia mais aplicada para contornar as dificuldades na contratação 

Para responderem ao atual desencontro de competências, as organizações planeiam  investir mais nas suas pessoas. 76% dos empregadores planeiam investir na formação  das suas equipas, 47% avançam com uma maior contratação de recursos permanentes,  enquanto 27% apostam numa maior adoção de talento temporário. De entre as medidas  mais apontadas, destaca igualmente um maior investimento em tecnologia, referido por  41% dos inquiridos.  

Face à dificuldade em atrair e contratar os profissionais, os empregadores estão já a  implementar medidas com vista a aumentar a atratividade das suas propostas de valor.  Questionados sobre as suas estratégias, a maior flexibilidade sobre quando e onde é  realizado o trabalho surge como a principal prioridade, sendo esta opção referida por  54% dos inquiridos, que procuram assim responder a uma crescente preferência dos  trabalhadores por modelos híbridos e uma maior flexibilidade de horários. Segue-se, o  aumento dos salários, medida referida por 40% dos empregadores, e a diversificação  das suas bases de talento, recorrendo por exemplo a talento sénior, referida por 35%. 

Num segundo patamar encontramos ainda a opção por bónus de integração na  empresa, mencionada por 26% dos inquiridos, bem como a automatização de tarefas e  processos de seleção, referida por 24% das empresas.  

O estudo do ManpowerGroup entrevistou mais de 38.000 empregadores em 41 países  e territórios. Os resultados completos do Talent Shortage Survey podem ser consultados  em https://manpowergroup.pt/pt/workforce/223/portugal-talent-shortage.  

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