Segundo o estudo Barómetro E-commerce da Marktest referente ao primeiro semestre deste ano, mais de metade da população portuguesa já faz compras em suporte online.

“O universo de portugueses que faz compras online não pára de crescer e atingiu já a fasquia de 56,8% da população com mais de 15 anos residente em Portugal continental”, afirma a Marketest.

Foram entrevistadas 2.262 pessoas para este estudo e 58,4% dos inquiridos revela que a razão pela qual preferem comprar online, são sem dúvida os preços mais baixos praticados no e-commerce.

Para além do fator preço, os entrevistados referiram ainda a «disponibilidade do artigo» (33,2%), «conhecer a marca» (31,7%), «os métodos de pagamento utilizados» (30,3%) ou as «boas avaliações dos utilizadores» (30%), para a sua preferência pelas lojas online.

Enquanto que para o sexo feminino para além dos preços serem mais baixos, a «familiaridade» e os «métodos de pagamento» são os segundos fatores mais relevantes, para o sexo masculino prevalece  a «disponibilidade do artigo» e a «avaliação dos consumidores».

Marketest sublinha ainda que “os hábitos de compra online estão a aumentar em Portugal e mais do que duplicaram ao longo da última década, sendo que 4,8 milhões de portugueses assumem comprar produtos através de plataformas digitais e 42% já o fazem pelo menos uma vez por mês”.


Conheça aqui a Escolha do Consumidor