A Nielsen apresentou uma iniciativa sustentável através do relatório “Evolving Sustainability” e delineia o impacto das preocupações em torno da sustentabilidade para o consumo na Europa Ocidental. O cenário traçado é de enormes consequências, particularmente associadas à utilização de plástico – produzimos anualmente mais plástico do que o peso conjunto da população global e até 2050 é esperada uma maior quantidade de plástico do que de peixe nos oceanos.
Com efeito, 81% dos consumidores europeus abordados no estudo da Nielsen afirmam que é muito importante que as marcas implementem programas que melhorem o meio ambiente. Existem, contudo, distintos graus de preocupação com este tipo de questões entre os consumidores europeus. A idade é um dos fatores determinantes – 85% dos Millennials (21-34) afirmam firmemente que as empresas devem empenhar-se em melhorar o ambiente, contra 72% dos Baby Boomers (50-64) e 65% da Silent Generation (65+).
A sustentabilidade chegou ao consumo e as exigências são cada vez mais alargadas. Na Europa, segundo este relatório da Nielsen, os consumidores assumem que variáveis como a responsabilidade social da marca, o carácter reutilizável/reciclável das embalagens e a transparência da informação impactam a sua decisão de compra ou experimentação, incentivando a inovação.
Para além disso, a sustentabilidade poderá estar muitas vezes relacionada com valores premium, com 30% a 40% dos consumidores europeus a afirmar que estão dispostos a pagar um preço elevado por produtos que cumprem determinadas normas sustentáveis.
“Em Portugal, o cenário é semelhante e acompanha as tendências globais mais emergentes: 85% dos portugueses assumem que o suporte das empresas a causas ambientais impacta a sua decisão de compra. São por isso várias as oportunidades que se abrem às marcas face a este desafio. A capacidade para implementar iniciativas sustentáveis vai impulsionar o crescimento de vários mercados, à medida que cresce a procura por uma oferta que responda a este tipo de preocupações e que as marcas locais fazem uso desta tendência para potenciar as suas vendas. Esta é também uma oportunidade única para a inovação, visto que constitui um enorme fator de experimentação de novas marcas ou produtos”, explica Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical Director da Nielsen Portugal.
“Neste contexto, a influência das marcas sustentáveis vai aumentar, à medida que as marcas continuam a implementar esforços na sustentabilidade, o setor público reconhece empresas que contribuem para este mudança e os consumidores recompensam as marcas que os deixam a si, às suas famílias e ao mundo mais seguros”, conclui.
 
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