O estudo da Pew Research Center comprova uma desistência progressiva dos jovens em relação à rede social.

A análise abrange os jovens com idades entre os 13 e os 17 e consolida uma tendência de redução de tempo passado no Facebook. YouTube, Instagram e Snapchat são as redes beneficiadas.

Os últimos números do Pew Research Center indicam que a utilização diária do Facebook caíu dos 71% para os 51%. Em contraste, o Instagram subiu dos 41% para os 72%.

Também o YouTube e Snapchat estão entre os serviços que lideram este segmento etário. O serviço de vídeos reuniu 85% de respostas favoráveis, ao passo que a app fundada por Evan Spiegel parece convencer 69% dos inquiridos.

Os jovens continuam a utilizar com frequência as apps, reunindo, neste inquérito, 33% das preferências cada uma.

“O panorama das redes sociais entre os adolescentes está muito diferente daquilo que era há três anos atrás”, escreve Monica Anderson, investigadora associada da Pew Research Center e principal autora deste estudo. “Antes, a utilização das redes sociais nesta faixa etária girava em torno do Facebook. Atualmente, os hábitos destes utilizadores estão mais dispersos entre plataformas”.

Em relação ao impacto, 31% dos jovens consideram que estas plataformas são, na sua maioria, positivas para os utilizadores, mas 24% consideram o contrário. Restam ainda 45% que disseram achar que as redes sociais não têm um impacto demarcadamente positivo ou negativo.

De notar ainda que o estudo da Pew demonstra um claro aumento na taxa de penetração de smartphones. Em 2015, apenas 73% dos adolescentes admitiram ter um. O valor subiu agora para 95%.

 
 
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