Qualidade (21,5%), sabor (17,4%) e preço (16,9%) são os aspectos mais importantes para os portugueses na hora de escolher qual a marca de água a colocar no carrinho de compras. Ainda assim, apenas 32,2% consome água engarrafada, de acordo com os mais recentes dados do estudo InMarket2020.

Elaborado pela MultiDados, com base num inquérito online realizado entre 10 de Março e 10 de Abril, água sem gás é a preferida dos portugueses (97,2%). Contudo, há também quem consuma água com gás (27,8%), aromatizada (18,3%) e tónica (6,7%).

Cerca de metade (52,2%) consome água engarrafada mais de três vezes por dia e 54,1% fá-lo em casa. O estudo revela ainda que o formato de 1,5l é o mais comum nos lares nacionais, ao passo que o plástico é o material mais habitual entre quem compra garrafas de água.

A maioria dos inquiridos (58,3%) diz que apenas lê o rótulo deste tipo de produto se for chamado à atenção para isso e 27,8% vê com bom olhos a possibilidade de reabastecer as suas garrafas de água em hiper e supermercados – sendo que o Pingo Doce é a marca mais assocaida a esta opção (47,2%) à frente da Eco (16,1%).

Quanto à marca de água engarrafada mais reconhecida em Portugal, a Luso surge em primeiro lugar: no teste de notoriedade espontânea, conquistou 84,4% das referências. Seguem-se Vitalis (36,1%), Penacova (25,6%), Serra da Estrela (20%), Fastio (18,9%) e Monchique (18,3%).

O estudo da MultiDados dá conta ainda das marcas preferidas em cada categoria. Penacova surge em primeiro lugar no campo da água sem gás, enquanto Pedras lidera em água com gás. Nordic Mist é a marca preferida de água tónica e Luso Fruta de água aromatizada.

 

Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor