A tecnologia tem vindo a estabelecer uma maior posição no mercado e à medida que avança, as marcas terão de abandonar grande parte da sabedoria convencional do mercado e se adaptar às tendências de marketing que dominarão 2018.

  1. Influencer Marketing
  2. Chatbots
  3. Inteligência artificial
  4. Realidade Aumentada e Virtual
  5. Personalização
  6. Publicidade nativa
  7. Vídeo móvel
  8. Vídeo em direto
  9. Conteúdo Desaparecido
  10. Conteúdo interativo

 
Influencer Marketing – Tornou-se uma das ferramentas de marketing mais eficazes e populares em 2017 e parece que está preparado para permanecer assim, graças ao crescente número de consumidores da geração Z e milenares que são mais céticos das táticas de marketing tradicionais do que as gerações mais antigas.
Chatbots – Empresas como a Pizza Hut e a Starbucks, por exemplo, usam chatbots de forma  que os seus consumidores possam ter uma maneira mais fácil de se conectar com as suas marcas favoritas. De acordo com uma pesquisa realizada pela CONVRG, uma resposta do usuário para chatbots é três vezes mais provável do que uma resposta por e-mail.
Inteligência Artificial – As marcas podem usar a  Inteligência Artificial (IA) para melhorar os dados e, por sua vez, ajudar a prever o comportamento do consumidor, direcionar anúncios de forma mais eficaz e determinar quando chegar aos clientes. Recentemente, a Amazon desenvolveu uma IA que pode ajudar a prever as últimas tendências da moda.
Realidade Aumentada e Virtual –  Têm vindo a tornar-se mais comuns todos os anos, com mais de 171 milhões de usuários esperados em 2018, as principais marcas anseiam pelas possibilidades de marketing oferecidas pelas tecnologias. Este tipo de marketing pode ter ainda um longo caminho a percorrer, mas todos os sinais são promissores quanto à sua eficácia.
Personalização – As marcas esforçam-se cada vez mais para produzir conteúdo digital que seja direto e que se adapte a consumidores específicos, e não apenas anúncios genéricos. Isso significa prestar atenção aos comportamentos de um consumidor na internet, incluindo atividades nas redes sociais, hábitos de compra e navegação na web. Há uma ampla evidência de que os anúncios contextualmente relevantes que visam os consumidores a um nível emocional encontram muito mais sucesso.
Publicidade nativa – Já uma tendência de marketing extremamente popular em 2017 e continuará a ser uma ferramenta de topo para marcas que procuram anunciar os seus produtos de forma orgânica e não invasiva. A publicidade nativa funciona integrando perfeitamente o seu marketing em conteúdo que o consumidor já estava a observar.
Vídeo móvel – As pessoas utilizam cada vez mais os telemóveis em vez do computador ou televisão para visualizar conteúdo. O vídeo móvel continuará a desempenhar um papel maciço no marketing, especialmente entre as gerações mais novas. Deste modo, as marcas empenham-se em criar publicidade móvel de qualidade.
Vídeo em directo – Muito parecido com o mencionado acima, o vídeo – especialmente através do telemóvel – tem vindo a tornar-se uma parte importante da nossa vida diária e o vídeo em directo não é uma exceção. O vídeo em direto continuará a ser uma tendência com plataformas de redes sociais. O Facebook e o Youtube lideram o modo de uso de vídeo ao vivo, mas o Instagram recentemente fez uma grande jogada, lançando um recurso que permite aos usuários transmitir vídeos ao vivo na sua história do Instagram.
Conteúdo desaparecido – Não há dúvida de que Snapchat atingiu o ouro quando apresentou os seus vídeos de curta duração e o Facebook e Instagram rapidamente seguiram o exemplo. A razão pela qual os vídeos de curta duração funcionam tão bem é dupla. Primeiro, o fato de que o vídeo desaparecerá dará um peso e urgência ao conteúdo. Em segundo lugar, e mais obviamente, o conteúdo curto é mais consumível de forma intrínseca e uma característica altamente avaliada entre os milênios e o geração Z devido aos seus intervalos de atenção cada vez menores.
Conteúdo Interactivo – O conteúdo interativo faz o consumidor participar e, portanto, cria engajamento, que é o objetivo final de qualquer marca ou anúncio. Quase metade dos comerciantes (46%) utilizam conteúdo interativo com 79% a afirmar que o usarão no futuro. Os anúncios interativos geralmente são conteúdo que inclui um elemento interativo, como questionários, jogos, pesquisas, concursos ou infografia.
 
Saiba mais aqui