O Grupo Auchan lançou em França uma iniciativa para acelerar a digitalização da gestão dos produtos alimentares que não são vendidos na loja. A empresa equipou os seus colaboradores com uma solução chamada Food Waste Management System (FWMS), desenvolvida pela startup Smartway e baseada em inteligência artificial (IA).

Através desta plataforma, os colaboradores poderão detetar nas prateleiras produtos com data de consumo próxima, escolher a opção adequada para os destacar, aplicar a taxa de redução adequada, imprimir etiquetas de desconto… Desta forma, a Auchan dá um novo impulso à luta contra o desperdício alimentar.

A implantação desta solução será massiva na estrutura da empresa de distribuição. Não só afeta 100% de seus hipermercados e supermercados em França, como também abrange três ferramentas inteligentes projetadas pela Smartway: Smartdetection, para identificar datas curtas (em 30% das lojas no início); Smartdecision, para escolher o canal certo de reciclagem; e Smartdiscount, para aplicar descontos convenientes.

“É a primeira vez que a gestão inteligente de resíduos foi desenvolvida nesta escala em França”, sublinham da Auchan. A implementação desta solução para toda a frota da empresa está prevista para o final de junho de 2022.

Da mesma forma, o grupo francês destaca que a inteligência artificial permite que todos os atores da cadeia sejam vencedores. Por um lado, a loja reduzirá as perdas de alimentos em aproximadamente 30%, enquanto os trabalhadores, orientados na gestão dos produtos em um futuro próximo, ganharão confiabilidade e agilidade reduzindo o tempo gasto nessas verificações.

Soma-se a isso que os consumidores poderão acessar mais produtos com desconto, enquanto as associações beneficentes conseguirão uma melhor gestão das doações que lhes são concedidas.

Auchan foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor