O Carrefour é a cadeia de retalho que melhor trata os seus clientes, segundo um estudo da empresa tecnológica Ricoh Europa.
O ranking destaca a Paypal, Yamaha e Amazon como as empresas com a melhor relação com os europeus.
Para esta classificação, a Ricoh avaliou como as marcas criam relações de qualidade com os clientes antes, durante e após a compra. Para além das empresas citadas, no top 10 figuram ainda a Apple, a Samsung, a Adidas, a Ebay, a Microsoft, a Alphabet (Google) e Sony.
Da área do retalho alimentar, o Carrefour é a única empresa que aparece no top 20, mais concretamente na 14ª posição, empatada com a Nokia e a Marks & Spencer.
O estudo da Ricoh revela que 57% dos consumidores gastam mais em marcas que os fazem sentir valorizados e que apoiam as empresas que lhes comuniquem de forma mais personalizada. Outro dado do estudo é que 59% creem que as marcas tendem a preocupar-se só com o dinheiro e não com o nível de serviço ao cliente que proporcionam. 70 % prefere as marcas que se foquem mais nas suas necessidades durante e depois da compra.