A ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, Lda apresenta esta semana uma nova marca que avalia e reconhece a qualidade nutricional dos produtos alimentares, logo que apresentem benefícios de saúde – “Boa Escolha em Qualidade Nutricional”.

No nosso dia-a-dia, uma Boa Escolha passa pela seleção de um produto composto por ingredientes saudáveis e naturais em que os valores de proteína, gordura, hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais estão dentro dos parâmetros estabelecidos para o grupo alimentar a que pertence.

As estatísticas de saúde em Portugal indicam que 34% dos lares tem pelo menos uma pessoa obesa e 74% dos lares reporta pelo menos uma doença associada com alimentação. Com os olhos postos nestes dados, os alimentos funcionais entraram pelas nossas casas dentro com uma alegação de benefícios para a saúde e bem-estar, para além da sua função nutricional básica. A verdade é que este mercado carece de uma identificação clara dos verdadeiros alimentos funcionais em relação aos que se suportam apenas numa mensagem, carece de um método de diferenciação que lhes atribuam a Autoridade Comprovada. É neste contexto que nasce a “Boa Escolha em Qualidade Nutricional”, garantindo aos consumidores os conceitos de saúde e bem-estar, continuando a desfrutar do prazer da comida.

O processo de avaliação consiste na avaliação do equilibro nutricional dos produtos, após inscrição das marcas numa plataforma com a informação necessária. São alvo do projeto produtos alimentares com uma especial preocupação com a saúde dos consumidores, pelo que produtos como refrigerantes, álcool e outros similares estão fora desta avaliação. Depois da inscrição, um grupo de nutricionistas define e valida o peso de cada nutriente para cada categoria, estipulando o que é correto para considerar um alimento como nutricionalmente equilibrado. Caso o produto alimentar esteja dentro do perfil de equilíbrio nutricional estabelecido é-lhe atribuído o selo Boa Escolha.

A ConsumerChoice prevê que a submissão dos produtos na plataforma seja feita ainda este mês, com a avaliação e verificação por parte dos nutricionistas nos meses de novembro e dezembro. A divulgação dos produtos certificados como Boa Escolha será feita na primeira semana de janeiro. O principal objetivo deste projeto é garantir que os produtos distinguidos como Boa Escolha são verdadeiramente respeitadores dos princípios de funcionalidade e da saúde dos consumidores.

Toda a informação do projeto e respetiva plataforma de inscrição pode ser encontrada em https://boa-escolha.com/