É um lugar comum referir que as crianças são soberanas no lar e que os pais tudo fazem para tentar compensar as suas ausências, cedendo a todos os desejos dos filhos, principalmente no que diz respeito ao consumo.
Vivemos em um século no qual a tecnologia avança cada vez mais rápido, seja através da internet, da televisão, rádio, entre outros. Cada vez mais cedo, as crianças entram em contato com esse universo comunicativo criado nesse contexto. Sabendo disso, e por considerá-las um público de fácil persuasão, as crianças frequentemente são alvos da publicidade. Basta ligar uma TV ou aceder à internet, para que se possa constatar de que maneira as nossas crianças são bombardeadas, por informações que as induzem ao consumo. Por isso, não há dúvida que a criança exerce uma grande influência e tem impacto em todas as decisões da família, desde a escolha da viagem de férias, jantares e opções de entretenimento ou em outros hábitos de consumo. Mas se parte desta afirmação pode ser bem verdade, também é verdade que os pais portugueses são cada vez mais exigentes e fundamentam a maioria da sua decisão de compra na segurança e na qualidade, se bem que elas andam de mãos dadas.
No estudo Escolha do Consumidor 2019, para além de concluir-se as marcas que mais satisfazem adultos e crianças, conclui-se também da realidade da decisão de compra.
Os pais portugueses são muito focados na segurança e qualidade nas suas compras, preocupando-se com factores como a durabilidade dos produtos, onde a vertente preço é relevante, o conforto que proporcionam aos seus filhos (em termos físicos e de saúde como os produtos antialérgico).
A funcionalidade dos produtos é um aspeto cada vez mais procurado, em especial nos pais com idades superior a 35 anos, aqueles que também se centram em questões mais práticas da utilização dos produtos, como o conforto que lhe és proporcionado e se os materiais utilizados são resistentes.
Contrariamente a outras categorias de consumo, este é um sector onde existe maior fidelização de marca, não tendo relevo na sua decisão o design ou estética do produto, a proximidade das lojas ou o facto de nos alimentares existir embalagens de diferentes tamanhos ou amigas do ambiente.
Neste dia da Criança, ficamos ainda, neste estudo, com uma ideia de que no futuro as crianças terão um poder ainda mais acrescido por um conjunto de questões óbvias. A tendência é que dominem cada vez mais os recursos tecnológicos, não só pelo acesso desde bebés, mas porque estão com uma compreensão muito mais rápida de todos os recursos e passam a absorver esse conhecimento naturalmente.
Como consequência disto, as crianças serão maiores emissores da informação. Deixarão de assumir o papel que tradicionalmente sempre tiveram como receptores para serem também emissores. Eles influenciam, são influenciados, disseminam e opinam nas redes. As crianças querem informação sobre o que procuram, não querem ter que precisar de pedir, mas sim obter a informação e por isso serão autossuficientes a este nível.
Quando se trata do seu relacionamento com as marcas, a mensagem para as crianças passará a ter que ser espontânea. Ou seja, a mensagem da marca não pode entrar em dissonância com a mensagem sobre a marca. As crianças, com acesso a informação, saberão rapidamente o que a sua marca está a comunicar ou a ser falada em todos os canais e isso levar-nos-á ao conceito de “participação infantil ativa”, que num cenário bastante ativo, levará estes pequenos consumidores a procurar adequar o que consomem às suas necessidades e a valorizarem produtos e serviços em que tenham voz, desde que o objetivo percepcionado não seja apenas comercial.
 
Confira as marcas Escolha do Consumidor dirigidos ao mercado infantil

Aptamil 2345 LEITE EM PÓ PARA BÉBÉS
Bahlsen BOLACHAS INFANTIS
Becken EQUIPAMENTOS GAMA BABY
Brufen ANTI INFLAMATÓRIO
Cérelac PAPAS INFANTIS
Colgate DENTÍFRICOS
Concord CADEIRAS AUTO
Crioestaminal CRIOPRESERVAÇÃO
Halibut CREME PARA MUDA DA FRALDA
Mima CARRINHOS DE PASSEIO INFANTIL
MSC CRUZEIROS
Nobre FIAMBRE DA PERNA EXTRA
Nobre FIAMBRE DE AVES
NOS Cinemas SALAS DE CINEMA
Pré-Natal LOJAS DE PUERICULTURA
Quantum Park ESPAÇOS DE LAZER / ENTRETENIMENTO – LISBOA
Sea Life Porto ESPAÇOS DE LAZER / ENTRETENIMENTO – PORTO
Zippy Kids MODA INFANTIL