Conseguir manter uma alimentação saudável fora de casa, não é tarefa fácil. Muitas vezes andamos a correr de um lado para o outro, temos o tempo contado, comemos rápido ou temos todos uns agentes provocadores bem por perto, são padarias, pastelarias, fast food e muitos outros… e depois lá vem aquele sentimento de culpa.

Acontece que não é por ter feito uma refeição menos saudável que vai deitar tudo a perder, deve quanto muito aprender a comer melhor ao longo do dia.

Ao pequeno almoço

Apesar desta ser a refeição mais importante do dia, por ser a primeira a proporcionar-lhe energia, opte por alimentos mais saudáveis, com um alimento de cada grupo alimentar: cereais; lácteos; fruta. Evite os refrigerantes, enchidos e queijos amarelos.

Meio da manhã

Este é o período do dia mais complicado para quem trabalha fora, as refeições intermediárias, o facto de não comer nada a meio da manhã reforça o apetite para o almoço, porque fica horas sem comer. Faça um esforço para ter esta refeição como um hábito e opte por alimentos práticos, fáceis de comer e de ter no trabalho: iogurtes, frutas, barras de cereais…

Almoço

Ao almoço opte por proteína (frango, carne, peixe), feijão, lentilha, soja, grão de bico, verduras e legumes, não exagere na quantidade. De sobremesa opte por fruta ou gelatina.

A meio da tarde

Assim como uma refeição a meio da manhã, a meio da tarde é igualmente importante. Não esteja mais de três horas, sem uma refeição e tal como de manhã consuma alimentos práticos.

Ao jantar

Coma cedo, para poder fazer a digestão antes de se deitar, evite os fritos e inclua muitos vegetais e uma sopa. Prefira sopas sem batata.

Se ao deitar ver que fica com fome, faça uma pequena ceia com uma fruta, um chá ou uma bolacha torrada.

Ao longos de todas estas refeições tenha ainda em atenção:

  • Mastigue bem os alimentos
  • Diga não às entradas
  • Opte por grelhados, em especial nas carnes
  • Evite os molhos
  • Hidrate-se, beba muita água, em especial em dias quentes

Uma alimentação fracionada, que contribui para eliminação ou manutenção de peso.