O Continente tem boas notícias para quem não sabe bem em que ecoponto colocar embalagens de leite ou cereais. A cadeia de supermercados juntou-se à Sociedade Ponto Verde para desenvolver uma nova iconografia que promete esclarecer todas as dúvidas.
 

Todas as embalagens de marca própria vão contar com um conjunto de instruções claras sobre como reciclar cada produto (escorrer as garrafas de iogurtes líquidos, por exemplo). Terão também a indicação do ecoponto mais correcto.
 

O objectivo, explica o Continente, é apoiar e incentivar os clientes a fazer a preparação e a separação das embalagens, aumentando a taxa de reciclagem em Portugal. «Ainda são mais as embalagens de plástico que vão parar a aterro do que as que vão para o ecoponto. Existem muitas dúvidas em relação ao processo da reciclagem e à separação dos vários componentes», sublinha Ana Alves, directora de Marcas Próprias da Sonae MC.
 

A responsável considera que as próprias embalagens são um meio privilegiado para esclarecer dúvidas e comunicar com os consumidores. Os primeiros produtos com a nova iconografia estão, agora, a chegar às lojas, sendo que o Continente prevê ter completado o processo no prazo de dois anos.
 

«Este projecto que temos vindo a desenvolver com a Sonae MC vem, por um lado, conferir às embalagens um maior potencial de reciclabilidade e, por outro lado, tornar mais simples, perceptível e clara ao consumidor toda a iconografia relacionada com a separação selectiva», afirma ainda Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde. «Quando a embalagem passa a mensagem, ganhamos todos!», conclui.
 

A nova iconografia contou ainda com a colaboração dos próprios consumidores, a quem foi pedido que desenhassem instruções que mostrassem aquilo que consideram importante – desde as cores ao tipo de linguagem.
 

«Acelerar a transição para uma economia circular em plásticos só é possível com o envolvimento de todos – fornecedores, retalhistas e consumidores», diz Ana Alves.
 

Recorde-se que o Continente divulgou, no ano passado, a intenção de tornar todas as suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Nesse sentido, está também a trabalhar na eliminação de plásticos problemáticos, a aumentar os níveis de plástico reciclado incorporado e a garantir que as embalagens são, efectivamente, recicladas pelos portugueses.

www.continente.pt
 

Continente Magazine foi eleita Escolha do Consumidor 2020. Saiba mais aqui.


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor