A reabertura da economia em Portugal e respetivo desconfinamento, impulsionaram a queda das vendas de e-Commerce em 25% em junho. comparativamente ao mês de março deste ano.

Segundo dados da fintech portuguesa euPago, este decréscimo deve-se ao fim da maior parte das medidas restritivas de liberdade e circulação e pela reabertura das lojas físicas, permitindo assim a retorno do ritmo tradicional dos consumidores .

Esta análise resulta de uma amostra de 200 clientes de diferentes áreas de negócio e-Commerce. Esta descida refletiu-se em todos os meios de pagamento, inclusive no multibanco e no MB Way, que representam cerca de 85% do volume de transacções desses clientes.

O MB Way, apesar de ter registado uma quebra de 13% no número de transacções entre Março e Junho deste ano, continua a ser o meio de pagamento que mais cresce em Portugal (cerca de 10% por mês).

Apesar de o mês de julho ter mantido a tendência, agosto apresenta sinais de uma retoma promissora para quase todos os negócios do setor digital. Tendo em conta os dados verificados nos primeiros dias do mês, é expectável que o volume de faturação destes clientes ascenda aos 40 milhões de euros (mais 8 milhões do que em junho) e o número de transações aumente cerca de 40%.

Quanto a Setembro, deverá alcançar um crescimento de 10% relativamente a Agosto, impulsionado pelo fim das férias e pelo regresso às aulas. Caso se confirme esse número, os comerciantes vão facturar 50% mais do que em Junho.

Num ano típico, setembro atinge um crescimento de 10% relativamente a agosto, impulsionado pelo fim das férias e pelo regresso às aulas. Caso este comportamento se confirme, os comerciantes vão faturar 50% mais do que em junho, um crescimento significativo em apenas 3 meses, fundamental para atenuar os efeitos da pandemia na economia portuguesa e no comércio em geral.


Conheça aqui a Escolha do Consumidor