‘E Se…?’ é uma obra infantojuvenil escrita por Raquel Garcez Pacheco e ilustrada por Bárbara Neto. Depois do lançamento no Porto, e da apresentação na mítica livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, o livro – editado pela Sana Editora -, dá-se a conhecer aos visitantes na Feira do Livro do Porto. O evento literário decorre até 22 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, e já arrancou no dia 6 de setembro. A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi surpreendido pela escritora ao presenteá-lo com o livro ‘E SE…?’, dedicando a obra aos seus netos. O penúltimo dia da feira promete novas surpresas.
Este ano, o grande festival literário portuense conta com 130 pavilhões, uma exposição e várias atividades. Ao longo dos vários dias da feira, o público poderá encontrar o livro infantil ‘E Se…?’ nos pavilhões da Companhia das Artes | Afrontamento Edições (stands 126, 127, 128) e, também, no stand da Rota do Livro (108,109). No dia 21 de setembro, está agendada uma sessão de autógrafos com a escritora e a ilustradora, às 19h00, na Companhia das Artes, onde está prevista ainda uma dinâmica de construção de ‘balões de ar quente’ que permitam – a miúdos e graúdos – deixarem voar os seus sonhos.
O livro ‘E Se…?’ é como uma viagem de balão pelo mundo da constante inconformidade humana, onde a fantasia ilustra o desejo e o sonho permanentes. A obra tem vindo a cativar miúdos e graúdos, uma vez que, apesar de ser uma história infantil, a narrativa tem várias mensagens que se podem extrair: uma mensagem de motivação que retrata a importância de acreditarmos que é possível realizarmos os nossos sonhos, que é importante sermos inconformados para nos permitirmos voar, sem medo, com ambição; uma mensagem de inspiração (nas crianças) pela sua curiosidade, bravura e imaginação. Tudo é possível aos olhos destemidos de uma criança. Perpetuar esta essência de criança em nós, é dar asas aos sonhos, é querer ser um herói, guerreiro e vencedor; e uma mensagem de reflexão universal – a eterna pergunta «E SE?» que nos faz escrever a nossa história pessoal pelas escolhas que fazemos, consequência ou não do livre-arbítrio: E se? E se eu fosse? E se eu tivesse feito de outra forma? E se tivesse escolhido aquele outro caminho? E se…?
Para a autora Raquel Garcez Pacheco, uma boa narrativa é aquela que gera conexão e comunica, de alguma forma, uma mensagem inspiradora. “Nesta história tentei, subtilmente, espelhar o mundo real através do mundo mágico dos sonhos. O encadeamento da narrativa retrata, simultaneamente, ambição, desejo, realização e, também, a importância da inconformação e da resiliência, no sentido de incentivar e motivar os pequenos leitores a correrem sempre atrás dos seus sonhos.
A constante busca por uma perfeição que não existe, os “ses” da vida, tudo isto move as personagens de Raquel Garcez Pacheco, inspiradas em diversos contextos. Contextos e cenários reais, como a rota das amendoeiras no norte do país, ou a rota dos golfinhos no Sado, na região sul, factos informativos que a autora – formada em jornalismo – adiciona à história.
Bárbara Neto, autora das ilustrações de ‘E Se…?’, revela que o projeto a permitiu “voar para o mundo imaginário dos sonhos”, onde tudo é possível: “Quando falei a primeira vez com a Raquel sobre a sua história, logo me vieram à cabeça grandes pinceladas em aguadas, leves e cheias de cor. Não podia ser nada muito real, nem muito descritivo, pois toda a história pertence a um mundo que não existe, mas que coexiste em todos nós, nos nossos sonhos. Os meus desenhos tentaram ir ao encontro dessa descrição que a Raquel faz a cada desejo, cada personagem.”
“Raquel Garcez Pacheco trouxe para a equipa da SANA paixão e empenho e Bárbara Neto a harmonia e serenidade das cores que ilustram esta maravilhosa obra. O livro ‘E Se…?’ traz mais valores aos valores que já existem na coleção infantil da Sana Editora”, sublinha Susana Freitas, coordenadora editorial da Sana Editora.
ALGUMAS CRÍTICAS LITERÁRIAS:
“As breves histórias constroem-se assim, em ligação e sequência, e levam-nos num périplo por diferentes terras e vários sentimentos. Sentimo-nos a viajar num balão de ar quente, mas sem medo de cair.” – Rita Pimenta | Público
“Em ‘E Se…?’ deixa fluir o traçado e, num misto de cores vivas, permite ao leitor viajar e sonhar à medida que a rica e inspiradora narrativa de Raquel Garcez Pacheco – que já exerceu jornalismo – flui. A cada descrição de uma nova aventura da personagem principal – o livro, que se reinventa continuamente -, as ilustrações pitorescas fazem-nos voar e desejar, também, dar azo às inquietudes e aos sonhos.” – Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto
“Apesar de se tratar de uma narrativa infantil, o livro ‘E Se…?’ corporiza uma mensagem atual e dirigida a todas as idades.” – Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto
“Este livro reúne um conjunto de pequenos contos que traduzem um pensamento frequente em todos nós: e se eu fosse… outro que não o que sou? ” – Rita Pimenta | Público
“E se…?, um liro infantil que dá asas à imaginação. É a história de um livro que quer ser outra coisa. E pode ser o que ele quiser. Um par de sapatos, um banco de jardim, um menino esperto e curioso, como sea magia e a imaginação ocupassem o lugar no universo mais fantástico de todos: o de ser criança.” – Ana Carreira | M80
“E se?, é uma dessas histórias para todas as idades. Acreditar sempre que não há impossíveis.” – Vanda Miranda | M80 Magazine
SINOPSE:
E se… um livro tivesse vida e, de repente, cansado de o ser, quisesse ser outra coisa? E se esse desejo fosse concedido? E se, num universo fantástico onde a imaginação é a rainha de todas as coisas, a magia transformasse o impossível em possível? E se alguém fosse eternamente insatisfeito e desejasse ser sempre algo mais? E se a ambição comandar o sonho? E se eu fosse um sapato um dia, noutro dia, um banco de jardim e no dia seguinte uma nuvem? E se…?
Este livro é como uma viagem de balão pelo mundo da constante inconformidade humana, onde a fantasia ilustra os desejos e os sonhos permanentes.
Atreves-te a vir voar?
SOBRE AS AUTORAS:
Raquel Garcez Pacheco | Texto
Nasceu, no Porto, em 1978. Filha de um jornalista e de uma professora, cedo percebeu a paixão pelas palavras, pela escrita, pela comunicação. Licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto (1996 – 2000), frequentou mestrado em Ciências da Comunicação (2015 – 2017). Exerceu a profissão de jornalista em vários jornais nacionais e, mais tarde, abraçou a assessoria de comunicação. Em 2016, num autodesafio, decide lançar um projeto de consultoria em comunicação.
Em 2014, fez um curso sobre Storytelling «A Arte de Escrever Histórias» e participou na Coletânea de Contos e Poemas «Lugares e Palavras de Natal – Vol. III» com o conto “O Quarto Rei Mago”. Comunicar é o seu modo de vida, tanto para narrar factos da realidade do mundo ‘com os pés no chão’, como para contar histórias ‘com a cabeça a deixar-se voar pela imaginação’.
Bárbara Neto | Ilustrações
Natural do Porto, concluiu a Licenciatura em Design de Comunicação (1994 – 1999) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Iniciou a sua atividade profissional na área do Design de Comunicação e Ilustração. Em 2001, fez parte de um projeto para uma marca dedicada a bebés e crianças, a BLOP, com as suas ilustrações deu vida a personagens e contou histórias com uma linha completa de mobiliário e interiores. Foi assim que descobriu que a tela em que pintava podia ser tridimensional. Desde 2005, a sua atividade profissional foi dedicada aos mais diferentes e variados tipos de projetos de design de interiores para hotéis, sempre com uma componente gráfica e colorida.
Hoje em dia, tem a sua própria marca, LEMON VARIANCE, que se concentra na conceção de conceitos personalizados para interiores, comunicação gráfica e ilustração.


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor