A EDP vai instalar o seu maior parque solar fotovoltaico com armazenamento de energia em Portugal. O acordo assinado com a fabricante global de baterias Exide Technologies prevê a instalação de duas unidades de produção solar fotovoltaica, com uma capacidade total de 3,8 MWp, para autoconsumo nas suas instalações em Castanheira do Ribatejo e Azambuja.
Abrangendo 20 mil metros quadrados de terreno, as centrais vão ter mais de 10 mil painéis solares e vão estar operacionais no primeiro trimestre de 2020. A energia produzida pelo sistema, que seria suficiente para abastecer mais de duas mil residências, cobrirá parte da eletricidade consumida pelas duas instalações da Exide, permitindo uma poupança anual significativa na conta de energia da empresa.
Levando em consideração o consumo anual desta fonte de energia limpa, o projeto prevê que se evite a emissão de 31 mil toneladas de dióxido de carbono. As baterias usadas no parque serão fabricadas pela Exide e carregadas pelos painéis solares, sendo que a energia excedente será armazenada e injetada na rede, principalmente na altura do verão, quando o consumo de energia da central é menor.
As unidades de produção foram contratadas através do modelo de negócio Energy Manager, cujo investimento será integralmente coberto pela EDP, que por sua vez irá vender a energia solar produzida no local à Exide. Durante os primeiros 15 anos, a EDP será responsável pela operação, manutenção e monitorização em tempo real da central. Quando o contrato expirar, a central tornar-se-á propriedade do cliente.
Este tipo de sistema vai tornar possível a conversão de energias renováveis, como vento ou energias solares, em fontes de energia mais estáveis e resilientes. Com a ajuda da EDP, a Exide Technologies vai implementar o seu primeiro projeto de eficiência energética no seu próprio local de fabrico, a fim de avaliar a replicação de projetos similares noutras instalações pelo mundo.
 

EDP foi eleita Escolha do Consumidor 2019. Saiba mais aqui.

Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor