Dia 15 março é Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, mas é também o dia do lançamento do Guia Prático da Escolha do Consumidor 2021, que tem como principal objetivo ajudar os consumidores na hora de escolher e decidir pelas melhores marcas e respetivos produtos.

O Guia do Consumidor, organizado por diferentes grupos de consumo, resulta da avaliação de mais de 700 marcas feita pela Escolha do Consumidor, em mais de 200 mil testes com consumidores, com o objetivo de promover publicamente as marcas que possuem produtos e serviços com o mais elevado grau de satisfação e para ajudar os consumidores a fazerem compras seguras com base na opinião dos seus semelhantes.

Em época de pandemia, já não haverá muito a dizer sobre o impacto que o COVID 19 trouxe às nossas vidas. É mais que visível no dia e em praticamente todos os atos, até os mais corriqueiros.

No estudo deste ano, sentiu-se o reflexo da pandemia em diversas categorias em análise, em particular em todas as que continuam a exigir contacto presencial e físico. Os consumidores referem, neste estudo, tudo aquilo que é de extrema importância, para si, na relação com as marcas e além dos já habituais e clássicos atributos relacionados com a qualidade, atendimento, transparência, entre outros, eis que se destaca: a higienização.

É verdade, na maioria das categorias, obviamente que pressupõem contactos com espaços e colaboradores das marcas (exemplo: óticas; agências de viagens; centros comerciais; clínicas de estética; cabeleireiros; supermercados; cruzeiros; stands automóveis; espaços de lazer e entretenimento; hotéis; hospitais; health club e estações de serviço, entre outros) a higienização do espaço e equipamentos é fator importante para a decisão do consumidor entrar no espaço da marca e consumir ou não. Em alguns casos é aliás referido especificamente a obtenção do Selo Clean&Safe e noutros a capacidade do espaço com vista ao cumprimento do distanciamento social e até mesmo a forma como os estabelecimentos cumprem a lotação máxima.

Esta referência à higienização é transversal a estratos etários e a regiões do país, sendo por isso uma realidade nacional e não apenas de um ou outro grupo específico.

Percebe-se também que esta definição da higienização como atributo de escolha do estabelecimento de uma marca, não se confina a um determinado período, mas está para durar, fazendo parte das novas exigências, do consumidor, em termos de segurança de compra.

O Guia Prático da Escolha do Consumidor dá-lhe acesso à experiência de milhares de consumidores que, de forma atual, isenta e real, avaliaram marcas e identificaram as melhores em cada categoria. Porque, afinal, quem manda é o consumidor.