• 1 em cada 4 inquiridos refere que compra sempre que pode produtos com o selo Escolha do Consumidor
  • O selo Escolha do Consumidor é o que chama mais atenção no linear, tendo sido escolhido por quase metade dos inquiridos
  • 32% de notoriedade espontânea e 88% de notoriedade total.
  • 42% de credibilidade comparativamente com 18% do selo seguinte.
  • 37% de motivação de compra comparativamente com os 14% do selo seguinte.

Estudo coloca a Escolha do Consumidor no topo dos Sistemas de avaliação destacando-se dos demais em todos os indicadores (notoriedade, credibilidade e motivação de compra).

O estudo foi realizado pela Netsonda e a More Results, entre 10 de março e 12 de abril de 2022, com uma amostra de 800 pessoas representativa da população portuguesa (continente e ilhas). Para este efeito, foram observados 10 sistemas de avaliação, permitindo conhecer o benefício que estes sistemas trazem aos consumidores no momento de escolha dos seus produtos, serviços e marcas. O estudo incluiu ainda um sistema de eyetracking que permitiu avaliar o impacto que cada um dos selos dos sistemas de avaliação têm no momento da escolha dos produtos presentes em retalho.

A Escolha do Consumidor destaca-se claramente dos restantes sistemas de avaliação em todos os indicadores:

  • 32% de notoriedade espontânea e 88% de notoriedade total.
  • 42% de credibilidade comparativamente com 18% do selo seguinte.
  • 37% de motivação de compra comparativamente com os 14% do selo seguinte.

 

A Escolha do Consumidor também é o sistema que se apresenta, neste estudo, como o mais credível porque é visto como o selo mais imparcial por se tratar efetivamente de uma escolha feita pelos dos consumidores.

Relativamente à motivação de compra, a Escolha do Consumidor aparece novamente em destaque, pelo mesmo motivo anterior, posicionando-se ainda como o selo que mais faria os consumidores substituir a escolha de produtos atuais por outros com este selo.

Esforço de comunicação

A Escolha do Consumidor também se destaca no esforço de comunicação. Comparando o esforço feito pelos sistemas de avaliação vs publicidade das marcas, a Escolha do Consumidor é o sistema de avaliação que mais comunica por meios próprios 59%, seguido do selo Produto do Ano 56%.

Estes dois selos são também os que aparecem em primeiro e segundo lugar respetivamente, no alcance das suas redes sociais, permitindo dar a conhecer mais sobre os sistemas de avaliação e as marcas avaliadas.

O impacto dos selos de avaliação no linear

As embalagens com o selo Escolha do Consumidor foram as que prenderam mais depressa a atenção dos consumidores, escolhidos por quase metade dos consumidores quando comparamos com os restantes. Segue-se o selo Produtos do ano com 31% da escolha do painel.

O motivo do destaque destes dois selos é o facto de serem selos isentos e imparciais por serem efetivamente escolhas feitas pelos consumidores.

Acesso ao Estudo completo AQUI

 


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