A Magna Global, unidade IPG Mediabrands, aponta para um um crescimento de 2% do investimento publicitário real, atingindo os 556 milhões de euros em 2017.
De acordo com Alberto Rui Pereira, CEO do IPG Mediabrands Portugal, “nos últimos dois anos, Portugal tem conseguido manter um crescimento competitivo em relação ao resto da Europa.
“As previsões para 2017 demonstram que, independentemente das plataformas que ganham ou perdem terreno, o investimento mantém a tendência positiva, o que é um bom indicador para o mercado”, acrescenta.
A televisão ainda é o principal meio no mercado nacional, controlando quase metade das receitas publicitárias. A TV paga apresenta um crescimento a dois dígitos nos últimos dois anos, representando já 22% do investimento publicitário em TV. A internet continua a crescer, com um peso de 25% do investimento publicitário e continuará a crescer a dois dígitos nos próximos anos (+ 16% em 2017).
No que toca ao investimento publicitário no digital, o search controla a maior fatia (34%), mas é o vídeo e o investimento em redes sociais que evidenciam o maior crescimento. Nos próximos cinco anos, espera-se que o mercado português mantenha um crescimento relativamente constante do investimento publicitário entre 3% e 5%, com o digital a ganhar gradualmente terreno à TV.
Fonte: Briefing