• Fazer um plano no Facebook com televisão aumenta a eficácia da campanha, segundo um estudo para a região EMEA.
  • Ao planear no Facebook, os anunciantes podem alcançar segmentos públicos de alto valor e aumentar o retorno de vendas numa média de €1.9

O Facebook aumenta consideravelmente o alcance e as vendas das campanhas em televisão, segundo um estudo promovido pelo Facebook (da Kantar e GFK data) que analisou 65 campanhas de consumo na região EMEA, incluindo duas campanhas em Portugal – do Continente e da L’Oreal.
O Facebook e a televisão trabalham bem juntos, porque o Facebook consegue de forma eficaz um aumento de alcance na televisão, ao impactar os espetadores com um custo baixo. Em média, na região EMEA, o Facebook acrescenta 10.7 pontos de alcance nas campanhas de televisão. Combinar o Facebook com televisão permite aos anunciantes atingir o mesmo nível de alcance a um preço mais reduzido (poupa em média 20%).
Além de atingir audiências complementares, a televisão e o Facebook geram mais vendas (+13%) quando as pessoas foram expostas aos dois tipos de meios. Por cada euro investido as marcas europeias recebem em média um retorno de € 1.86 no Facebook. O estudo também realça que o Facebook costuma representar 12% do orçamento, mas contribui 22% no total de vendas através dos meios.
O Facebook equilibra a distribuição da audiência ao melhorar os GRPs. Especialmente nos casos analisados, onde o Facebook concentra 44% do GRPs, precisamente entre a audiência que consome pouca televisão.
Um dos exemplos em Portugal – a campanha do Continente – deu um boost adicional à campanha de televisão e ajudou a atingir novos consumidores. Nesse sentido, 93% do alcance atingiu o alvo pretendido (em comparação com os 49% na televisão) e 40% das impressões dos anúncios no Facebook e Instagram foram entregues à audiência, com pouco, ou nenhum, hábito de ver televisão. Outra campanha em Portugal, da L’Oreal, obteve resultados similares. A marca francesa de tratamento de cabelo e cosméticos atingiu 81% da sua audiência pretendida com os anúncios do Facebook acompanhados por uma campanha de televisão, com 9.2% do alvo principal atingido pelo Facebook a ser adicionado à televisão.
Um dos exemplos em Portugal, a campanha do Continente deu um boost adicional à campanha de televisão e ajudou a atingir novos consumidores. Nesse sentido, 93% do alcance atingiu o alvo pretendido (em comparação com os 49% na televisão) e 40% das impressões dos anúncios no Facebook e Instagram foram entregues à audiência, com pouco, ou nenhum, hábito de ver televisão. Outra campanha em Portugal, da L’Oreal, obteve resultados similares. A marca francesa de tratamento de cabelo e cosméticos atingiu 81% da sua audiência pretendida com anúncios do Facebook acompanhados por uma campanha de televisão, e 9.2% do alvo principal atingido pelo Faceboook foi adicionado à televisão.