MEO, Worten e Fnac são as marcas que respondem aos desafios da transformação digital atual, de acordo com o estudo Digital Index criado pela LLORENTE & CUENCA Portugal.
Para este estudo foram analisadas 25 marcas/empresas dos principais setores de negócio em Portugal, selecionadas a partir dos critérios de faturação (fonte: 27ª edição Exame das 500 Maiores & Melhores Empresas de Portugal 2016) e notoriedade.
De acordo com a metodologia do estudo, com base nos princípios da AMEC (Associação Internacional de Medição e Avaliação de Comunicação), o objetivo de liderar a comunicação digital em determinado mercado pressupõe alcançar três metas definidas para a metodologia: relevância (posicionamento e relevância do conteúdo), influência (interações com os seguidores) e sentimento (equilíbrio entre menções positivas e negativas no contexto digital).
Em termos de relevância, a empresa mais bem-sucedida foi a operadora de telecomunicações NOS, com um maior número de conteúdos próprios partilhados nas redes sociais e indexados nos motores de busca. Já no que diz respeito à influência, a MEO lidera ao ser a marca que melhor trabalha a interação com os seus seguidores. Por último, em relação ao sentimento das expressões detetadas na Internet, o Grupo Pestana Hotels está à frente com o maior balanço positivo em termos de menções.
O Estudo foi hoje apresentado por Ivan Pino, Diretor Global da área Digital da LLORENTE & CUENCA, e por Marlene Gaspar, Diretora da área Digital em Portugal, num evento onde estiveram presentes mais de 50 profissionais do setor da comunicação em Portugal.
Há mais de 10 anos que a área Digital da LLORENTE & CUENCA ajuda os seus clientes a definir e implementar estratégias de comunicação e posicionamento digital nas áreas de marketing e assuntos públicos, graças a uma equipa de mais de 60 especialistas, distribuídos por 11 países na Península Ibérica e América Latina. Só no último ano, a Consultora foi distinguida com 27 prémios internacionais pelas soluções de conteúdos, escuta e interação digital implementadas.
O estudo encontra-se disponível no CommSite Digital da LLORENTE & CUENCA: www.oblogdacomunicacaodigital.com