A Escolha do Consumidor quis ouvir os consumidores para perceber quais são as tendências de consumo e também compreender as características de produtos e serviços que mais influenciam as suas decisões dos consumidores na hora de comprar.
Depois de analisados 8 grandes setores e mais de 40 categorias de produtos, a relação qualidade/preço continua a ser o principal motivo que leva os consumidores a procurarem uma marca em detrimento de outra.
No setor de Lojas e Grande Distribuição, destaque para a diversidade de produtos e a credibilidade das marcas que têm vindo a crescer como fatores que influenciam no ato da compra. Já as promoções, apesar de terem ganho relevo face a anos anteriores, não são o principal motivo na escolha na compra de uma determinada marca.
Já na área de Produtos Alimentares, as novidades e as promoções adquirem importância, a par com a qualidade e exclusividade dos produtos. No caso específico do café, 91% dos inquiridos afirma que a qualidade é o ponto essencial na escolha da marca a comprar.
Nos produtos infantis, entre os quais papas, carrinhos e cadeiras para automóvel, os consumidores privilegiam a segurança e o preço em detrimento das promoções e relação com as marcas.
Ainda no mesmo relatório, no que diz respeito a Banca e Seguros, a distinção nos produtos oferecidos e a qualidade dos mesmos ganham terreno, com os consumidores a privilegiarem a relação preço / cobertura. Neste setor, destaque também para as promoções que são o principal motivo de compra para 80% dos inquiridos.
Para a maioria dos consumidores dos Serviços Auto e Veículos automóveis (80%), a qualidade dos serviços prestados e a inovação dos produtos e serviços são as razões que os movem na hora de compra.
Os acordos e parcerias, assim como as condições e contratação, destacam-se na escolha dos consumidores dos setores de Lojas e Serviços Online e de Produtos e Serviços de Bem-Estar Pessoal.
No setor de outros serviços como as Energias e Serviços para Uso Doméstico, as Imobiliárias e as Telecomunicações móveis, o apoio ao cliente, a clareza e qualidade da informação e a localização e cobertura ganham destaque face à credibilidade e presença das marcas em novos canais.
Através deste relatório, é possível conhecer as tendências de consumo, o que permite identificar oportunidades de mercado e de reposicionamento para as diferentes marcas dos 8 grandes setores analisados.
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