Parece provar-nos a história que o papel da mulher sempre foi mais qualitativo que a do homem e que quando se refere que “o futuro é delas”… afinal não passa de um mito, porque o futuro sempre foi delas. Consta e pelos vistos há estudos que o comprovam, até 8000 a.c., a humanidade permaneceu no estádio chamado de caçadores/coletores: os homens caçavam animais selvagens e as mulheres colhiam o que havia de comestível na natureza. Quando a caça não era fácil, as mulheres resolviam o problema com o que conseguiam da natureza.
As diferenças entre homens e mulheres são um assunto muito corriqueiro e antigo, assim como todo o humor que se faz em torno do comportamento de delas, em particular quando se trata de compras.
Com graça ou não, na sua convivência comum, o ato de compra sempre foi, de forma geral para os homens, uma obrigação, da qual desejam ver-se livres rapidamente. Para as mulheres as compras ou a decisão de compra, sempre foram um ato normal e, muitas das vezes, até um prazer.
Numa semana em que se comemora mais um dia da Mulher, nada mais oportuno que irmos às compras com elas e eles e tentar perceber o que os une e separa.
Sabemos, logo à partida, que as diferenças entre sexos tem inicio nas expectativas em relação à experiência de compra e à sua duração. Se para um homem cerca de meia hora num shopping é um bom tempo de compra, para as mulheres não dá nem para começar. Arranje-se lá mais uma hora e meia e já dá para qualquer coisinha. Não é por isso incomum assistirmos ao estacionamento de homens à porta de lojas de vestuário feminino, de tal forma que uma grande marca de vestuário feminino tem já previsto a criação de um espaço de bar dentro das suas lojas para dar maior conforto aos homens nas suas longas esperas.
Mas vamos a factos: no estudo de avaliação de consumo da Escolha do Consumidor de 2019, é possível perceber o que separa e une homens e mulheres na decisão de compra e expectativas com as marcas.
Um das primeiras conclusões, o que não é novidade para muitos homens, é que as mulheres são muito mais complexas do que os homens na experiência de compra.
No estudo realizado pela Escolha do Consumidor, em média, por cada atributo que interessa a um homem para decidir a compra, para uma mulher são necessários mais 2 a 4.  Ou seja, se para uma mulher é necessário avaliar cinco pontos antes de decidir, para os homens, bastam dois. Eles funcionam mais por rapidez, elas por detalhe.
O homem, regra geral, valoriza aspectos práticos da compra, facilidade de estacionamento, ambiente e organização do espaço, produtos bem identificados, conhecimento técnico, atendimento rápido e eficiente, confiança no serviço. Ele procura produtos e serviços, é um caçador como há os seus antepassados.
A mulher é mais detalhada e encara o ato de compra com emoção e cuidados, e claro por vezes diversão.
 
A mulher usa o instinto na hora da decisão e por isso preocupa-se em primeiro lugar mais com a qualidade, a consistência dessa qualidade, a credibilidade das marcas, acessibilidade, disponibilidade dos artigos, garantias e procura informação clara sobre os produtos. Só depois entra e pormenores como a organização do espaço, a relação qualidade/ preço, rapidez, conhecimento técnico… tudo aquilo que importa primeiro aos homens. Não será de estranhar por isso que as mulheres gastem mais tempo examinando e experimentando, pedindo opinião e que interajam mais.
A verdade é que as mulheres, com este perfil, são um pouco mais difíceis de ser conquistadas, mas mais propensas a estabelecer um vínculo com as marcas, conducente a uma fidelidade duradoura.
 
Alguns exemplos
 
PRODUTOS ALIMENTARES:
Para as mulheres o mais importante é o aspeto dos produtos, seguido da sua qualidade, sabor, composição, frescura e estado ou forma de conservação. Ou seja as mulheres apresentam-se mais focadas na informação sobre o produto, sobre o seu valor nutricional, a sua validade e só depois lhe importa a relação qualidade/preço e as promoções.
Na compra de produtos alimentares o homem revela-se mais básico e muito centrado no sabor, na facilidade de utilização do produto e depois então na qualidade ou relação qualidade/preço.
 
PRODUTOS & SERVIÇOS AUTOMÓVEIS:
Dizem eles que elas não percebem nada de automóveis, mas no momento da sua relação com os serviços e produtos automóveis elas dão cartas e revelam-se, também aqui, mais exigentes. Para as mulheres não decisão ou boa experiência se não houver um excelente apoio ao cliente e com o devido aconselhamento. Cumprida a primeira exigência, é preciso que lhe assegurem um bom apoio pós-venda e que as marcas mantenham uma comunicação eficiente consigo. Exigem garantias adequadas e honestidade na relação, o que é o mesmo que dizer que querem transparência, processos claros e com linguagem adequada ao seu conhecimento… o preço? Isso fica lá para a frente. Muito depois de aspetos como a qualidade do serviço, a preferência por serviços especialistas e por materiais resistentes.
Os homens são mais focados e nada extensos nas suas exigências. Qualquer serviço que lhe proporcione eficiência e qualidade, que cumpra prazos, faculte informação online e lhe ofereça garantia serve. Privilegiam  tecnologia e inovação e claro marcas com especialistas que lhes oferçam qualidade nos materiais, durabilidade e resistência.
 
PRODUTOS & SERVIÇOS DE BELEZA:
É o seu mercado, por natureza, e nas suas preferências estão o atendimento personalizado, profissional e simpático. Privilegiam a higiene das instalações, a relação qualidade / preço e sempre a experimentação do produto em loja. A par destas, gostam de encontrar diversidade nos produtos e alternativas económicas quando se trata em especial de compras online. A confiança nas marcas é importante.
Os homens satisfazem-se com muito menos. Uma boa relação qualidade / preço em primeiro lugar e só depois a qualidade do produto. São muito mais focados na durabilidade do produto, na rapidez do serviço e prementes às promoções e descontos associados.
Por cada atributo procurado por um homem, as mulheres procuram 5.
 
PRODUTOS & SERVIÇOS DE BEM ESTAR:
Este é dos poucos segmentos onde a relação qualidade/preço está no topo das preferências das mulheres, logo seguido da procura pelo conforto e pela honestidade, considerada como o cumprimento da promessa da marca. Privilegiam serviços de proximidade, com qualidade, profissionais técnicos e eficácia comprovada.
Os homens procuram, nestas categorias, o conforto, qualidade e o serviço pós venda. Privilegiam a flexibilidade de horários e também a proximidade dos serviços. Uma vez mais para os homens o ambiente do espaço (organização, manutenção, climatização, limpeza) é importante.
 
COMÉRCIO EM GERAL:
Quando se trata de compras em geral as mulheres privilegiam a qualidade dos produtos e a credibilidade das marcas. Gostam de sentir que há disponibilidade de artigos e que os espaços lhes dão garantias e informação clara sobre os produtos. A garantia de consistência na qualidade do que compra é bastante importante. Cumpridos estes requisitos então há todo um ambiente que reforça o seu à vontade de compra: organização (espaço) e limpeza da loja, atendimento especializado, profissional e conhecedor.
Aos homens importa-lhes primeiro a variedade de produtos disponíveis e a relação qualidade/ preço, seguido da limpeza do espaço, dos produtos bem identificados e das garantias pós venda.
Os homens raramente perguntam e por isso o conhecimento técnico só surge depois, assim como o cuidado no atendimento e que seja rápido e eficiente
 
PRODUTOS PARA CRIANÇAS:
O que preocupa um homem quando se tratar de produtos para crianças?
A resposta é simples. Quer informação clara, que seja tudo fácil de manusear e preparar e que tenham uma boa relação qualidade/preço, assim só para facilitar. Claro que se preocupa com a inexistência de materiais tóxicos, a segurança e durabilidade dos produtos, mas sobretudo com a sua funcionalidade.
Já as mulheres, privilegiam produtos com qualidade, que se adaptem às crianças, em especial se forem condicionados pelas idades ou tamanhos. Importa a durabilidade dos produtos e que transmitam segurança, sejam práticos e confortáveis.
EQUIPAMENTOS:
Na sua relação com equipamentos as mulheres procuram aspetos muito práticos como a facilidade na utilização e na limpeza. A qualidade do produto está relacionada com a sua durabilidade e resistência e a autonomia da bateria condiciona a sua satisfação. Os equipamentos para serem comprados têm de ser úteis e eficientes. A eficiência energética não é uma completa prioridade, mas importa, assim como a garantia, tamanho e capacidade.
Os homens procuram segurança na utilização e tal como as mulheres condicionam a qualidade dos produtos à sua durabilidade e resistência. Para eles importa muito a eficiência energética e garantia, assim como a assistência técnica. Contrariamente às mulheres (porque será?) a facilidade na utilização e limpeza não os preocupa muito.
 
SERVIÇOS FINANCEIROS:
A relação das mulheres com os serviços financeiros é marcada pela procura de informação clara e de qualidade, a par com a qualidade dos serviços. A segurança é uma imposição que tem que ser acompanhada por um excelente serviço de apoio ao cliente. Além disso quer-se eficiência na resolução de problemas, transparência, rapidez no atendimento e claro boas condições associadas.
É imperativa a qualidade das plataformas online e a confidencialidade nos dados. Apenas adquirem produtos e serviços em instituições credíveis.
Os homens são um pouco o oposto das mulheres na relação com os serviços financeiros. Primeiro procuram a credibilidade da instituição, seguido de um atendimento claro e prestável. Só depois a segurança e a transparência da informação. As condições de acesso (taxas/juros) estão ao mesmo nível da procura pela facilidade das operações bancárias. Segurança e eficiência na resolução de problemas vêm depois disto tudo.
 
PRODUTOS PARA O LAR:
Eficácia do produto, facilidade na utilização e duração em consumo são as principais motivações das mulheres na aquisição de produtos para o lar. A inovação e a assistência/apoio ao cliente, onde se inclui as instruções clara de utilização do produto, a par com a relação qualidade/preço são igualmente importantes. Numa área onde a oferta é muito extensa, a clareza da informação, a eficácia e a relação de confiança com a marca são importantes.
Os homens privilegiam a relação qualidade/preço e a eficácia e funcionalidade na utilização.
 
SERVIÇOS DE LAZER E ENTRETENIMENTO:
Quando se trata de diversão as mulheres têm comportamentos estranhos: Privilegiam higiene e limpeza dos espaços! Importa às mulheres o apoio ao cliente e a garantia do serviço, bem como as comodidades em termos de transportes e estacionamento. O factor alimentação e segurança estão no topo das preferências e gostam que haja disponibilidade para soluções quando necessário. Flexibilidade e regras claras apreciam-se.
Já os homens são mais atentos à comodidade com reservas e qualidade dos programas. Apreciam a qualidade do cartaz, a relação qualidade/preço e o conforto e diversidade de atividades de entretenimento. Neste aspeto são detalhistas e apreciam informação detalhada e “all inclusive”
 
PRODUTOS E LOJAS DE MODA:
Por estranho que pareça homens e mulheres têm muito em comum, quando se trata de moda.
Na sua relação com a moda, a relação qualidade/preço está primeiro para ambos e em segundo o conforto. Para as mulheres, depois a possibilidade de troca e devolução, a durabilidade das peças, a que não ficam indiferentes os tipos de material. Adoram promoções, mas também profissionalismo no atendimento. Já para os homens surge a qualidade dos materiais.
 
COMÉRCIO ONLINE:
Na utilização de plataformas de comércio online as mulheres privilegiam a relação qualidade/preço das ofertas, a rapidez o cumprimento do período de entrega, facilidade em trocas e devoluções, um bom serviço pós-venda e confiança na plataforma. A qualidade das imagens dos produtos e a veracidade na informação disponibilizada, a par com a segurança são igualmente importantes. Variedade de filtros de pesquisa e facilidade de utilização não é prioritário, mas mesmo assim bem vindo.
Os homens são mais adeptos da transparência e clareza da informação e da segurança. Apreciam o serviços pós-venda e querem confiança na plataforma. Também para eles é importante a qualidade e veracidade na informação disponibilizada, informação detalhada e rigor nas transações.
 
PRODUTOS E SERVIÇOS DE SAÚDE:
Clareza e transparência na informação transmitida, credibilidade dos profissionais e a organização em geral é o que exigem as mulheres, que também procuram pontualidade nas marcações e qualidade dos médicos / especialistas na área. Um bom serviço de urgências é fundamental, a par com a importância que tem uma boa comunicação com o cliente, atendimento eficiente e humano.
Ao tratar-se de produtos, atenção igualmente à eficácia (alivio rápido), tal como para os homens.
Os homens preferem neste tipo de serviços atendimento simpático e personalizado, bons meios de diagnóstico e disponibilidades imediatas de marcação. A organização do espaço (ambiente, limpeza, higiene) é-lhes importante a rapidez do serviço / tempo de espera e a confiança na equipa técnica.
 
TELECOMUNICAÇÕES:
Cada vez mais dominadoras besta área as mulheres privilegiam o apoio ao cliente com um atendimento claro e profissional. Numa área muito competitiva, os descontos aplicados são importantes, mas mais a rapidez da internet. Exige-se clareza na faturação, qualidade do serviço e transparência da informação.
Os homens já exigentes com a qualidade do serviço, não admitem interrupções nem internet que não seja rápida. Acrescentam ainda imagem de qualidade e um apoio técnico rápido e profissional.
A clareza na faturação também surge neste público, onde o streaming estável e rápido ainda tem lugar.