No início deste ano, a Escolha do Consumidor levou a cabo dois estudos junto de dois órgãos independentes, a More Results e a Netsonda, para avaliar o impacto que o prémio tem entre o público, comparativamente com cinco “selos” que distinguem igualmente marcas com elevado grau de satisfação junto dos consumidores – Marca de Confiança, Produto do Ano, Superbrands, Prémio 5 Estrelas e Sabor do Ano.
Com a realização destes estudos, a Escolha do Consumidor tem como principal objetivo conhecer o valor do endosso que aporta para os produtos ou serviços que concorrem ao selo de qualidade, o que permite alavancar o retorno inerente ao seu serviço. Através de inquéritos online feitos a uma amostra de 300 (More Results) e 400 (NetSonda) consumidores, a Escolha do Consumidor provou estar no topo da notoriedade relativamente aos seus concorrentes, destacando-se em todos os aspetos avaliados nos dois estudos. De referir ainda que no que respeita à notoriedade total, a maioria dos prémios avaliados mantém ou sobe os níveis registados em 2018, revelando a importância que estes “selos” têm, cada vez mais, para os consumidores portugueses.
 
Mas vamos a dados propriamente ditos!
Quando falamos de Brand Awareness, a Escolha do Consumidor reúne 91% dos votos (mais 3% que em 2018), seguindo-se a Marca de Confiança com 83%, o Produto do Ano com 53%, o Prémio 5 Estrelas com 52%, o Sabor do Ano com 36% e Superbrands com 35%.
A Escolha do Consumidor é também o prémio que cria, destacadamente, maior motivação no processo de compra com 41,5% das preferências (mais 14% que em 2018), com a Marca de confiança em 2º lugar, mas com apenas 21,5% das votações.
No que diz respeito à notoriedade dos prémios de qualidade, a grande maioria da amostra (90%) diz conhecer a Escolha do Consumidor e 18% dos inquiridos tem este selo on top of mind. Relativamente à credibilidade, o selo Escolha do Consumidor destaca-se bastante com 52% das preferências. No segundo lugar, mas já com alguma distância aparece a Marca de Confiança com 16% dos votos.
 
Em suma, a Escolha do Consumidor destaca-se em todos os aspetos avaliados. Obtém a maior notoriedade, tanto espontânea, como sugerida, e é também o selo que mais influencia a compra e que tem maior credibilidade.
A Escolha do Consumidor 2019 premeia anualmente as marcas, com base na sua performance no ano anterior, através de um processo que envolve a identificação dos atributos mais importantes para os consumidores e uma avaliação efetiva das marcas de cada categoria, permitindo aferir quais as que apresentam maiores níveis de satisfação e intenção de compra ou recomendação.