Eles estão bem presentes nas nossas casas, e em último caso nas nossas famílias. Apelidam-se de geração de cristal e pelo facto de crescerem numa época onde existem problemas sociais, políticos e de preservação pelo planeta, possuem uma maior consciência ambiental. É a Geração Alfa (nascidos entre 2010 e 2014), são os “filhos dos Millennials” e a 1ª geração 100% digital.

 

O recente estudo efetuado, junto desta geração, pela More Results e patrocinado pelo Grupo OneBcamFive, traz-nos um conjunto de 8 drivers interessantes para melhor compreendermos o futuro destes pequenos consumidores, moldados pela IoT, inteligência artificial, comunicação 5G, robótica avançada, assistentes de voz e saiba-se lá mais o quê, e que nos permitirão, enquanto profissionais, definir a estratégia nas empresas.

A verdade é que temos necessidade de recorrer às gerações para nos ajudar a compreender o mundo, os acontecimentos sociais e económicos, e depreender como e porquê as pessoas se comportam de uma determinada maneira.

A geração Millennium e Z já tinham lançado novos desafios à sociedade, pela forma como veem o mundo e se comportam. São menos consumistas que a geração X e Y, não se querem endividar, são mais calculistas na forma como consomem e estudam o mercado – comparam os preços, leem comentários, investem tempo em perceber se o produto é realmente bom. Estas gerações já obrigaram diferentes setores a evoluir e, a transformar-se, a geração Alfa também vai ter as suas exigências.

Ainda é cedo para prever ou descrever o comportamento desta geração, dado ainda não terem chegado à adolescência/jovens adultos, no entanto, podemos depreender alguns indicadores para nos mantermos relevantes no mercado.

Diz-se que é a primeira geração totalmente digital, que nasce no ano em que a Apple cria o iPad, aprendem a mexer no telefone antes de andar ou saber ir a casa de banho de forma autónoma, e tem uma ligação intrínseca à tecnologia.

Tudo indica que serão uma geração mais curiosa, mais esperta, com mais informação, com necessidade de mais estímulos, derivado de toda a informação gratuita a que têm acesso. Prevê-se que seja mais independente, adaptável, instruída e tolerante, uma vez os seus pais já terem lutado pela diversidade cultural, pela aceitação e pela justiça. Na escola também se prevêem grandes mudanças, pelo facto de serem a primeira geração com um ensino híbrido, onde a tecnologia está presente na forma de ensinar e aprender.

Do que conseguimos depreender com este grupo de crianças, os produtos, serviços e as marcas vão ter de se adaptar às suas exigências criando produtos diferenciadores, convenientes, descomplicados, práticos, necessários, que tenham várias funcionalidades, tecnológicos e que lhes proporcionem experiências.

Estes são os 8 drivers, pelos quais esta geração se orienta:

RAPIDEZ

  • “Basta carregar no botão”

A celeridade, a ligeireza e prontidão são elementos fundamentais para esta geração.

Para as gerações anteriores, com a digitalização dos processos, a exigência já se tornou maior, no que diz respeito à rapidez e prontidão dos processos de compra e da disponibilidade dos serviços. Nesta geração, espera-se que a exigência seja ainda maior, em que esperar determinados dias para ter um produto/serviço, não vai ser aceitável

Com toda a tecnologia e evolução vão pretender que as transações sejam cada vez mais rápidas e diretas.

 

ATIVAÇÃO VOZ/PENSAMENTO

  • “Eu penso e ele faz”

Nos grupos dinamizados a necessidade de ativar comandos por voz ou mesmo por pensamento é algo que para esta geração é entusiasmante e possível. As tendências mostram que esta geração está mais predisposta à inovação, do que as gerações anteriores. A facilidade com que aprendem a interagir com os ecrãs é extraordinariamente natural e a interação com a voz com os equipamentos vai ser instintivo. À medida que crescerem, a funcionalidade de voz irá estar mais desenvolvida, e por isso será utilizada com maior frequência, passando a fazer parte do dia-a-dia. Há ainda quem diga que o pensamento será um veículo de comunicação com os dispositivos

 

TRANSFORMAÇÃO

  • “O telemóvel é tablet e computador e cabe no meu bolso”

A ideia dos objetos se transformarem, se modificarem e converterem noutros à medida das suas necessidades vai ser possível para esta geração. A necessidade de ter 3 ou 4 equipamentos, cada um com o seu propósito, será obsoleta. Pretendem ter um número mínimo de equipamentos com várias funcionalidades. Consideram que a tecnologia irá evoluir para que seja possível a transformação do material quando necessário.

Esta ideia também irá mudar a forma como as crianças aprendem e a educação tradicional vai ter que mudar perante crianças mais exigentes que precisam de estímulos diferentes para aprender e focar a atenção. “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma“. Para esta geração os equipamentos transformam-se e são o que eles precisam no momento em que eles precisam.

 

FACILIDADE

  • “Quero um botão que eu carrego e se transforma num tablet – anda comigo para todo o lado”

A simplicidade e descomplicação são dois indicadores essenciais para o desenvolvimento dos produtos quando se pensa no futuro. O conhecimento tecnológico que vão ter e a procura intensa de soluções digitais para resolver problemas do dia-a-dia vão levar a uma maior simplicidade em tudo o que fazem. Assim ter muitos processos para atingir um objetivo, ou muitos “passos” para comprar um produto, vai ser incompreensível para esta geração quando adulta. A facilidade é um princípio que temos visto a crescer desde a geração Millennium. Quer-se descomplicado e prático.

 

EXPERIÊNCIA

  • “(Na escola) tenho uma mesa que tem tudo o que eu preciso, que me ajuda a aprender”

Já falámos em criar experiências memoráveis para criar clientes. Aparentemente, isto vai se tornar mais relevante para a geração Alfa. A necessidade de interagir com as pessoas torna-se indispensável para uma geração que contacta imenso com a tecnologia e com os ecrãs. Dado que criar algo personalizado, memorável, inesquecível, num mundo onde a notoriedade das marcas tem cada vez menos importância torna se essencial para criar valor para esta geração. Criar experiências memoráveis torna-se essencial. Precisam que as coisas tenham impacto, que os Conveniência envolvam e os motive.

 

CONVENIÊNCIA

  • “A casa vai comigo de férias, ela voa, é mais fácil do que andar de avião e hotel”

A conveniência já é tema de foco na atualidade, dadas as exigências das gerações mais digitais, agora adultas.

Flexibilidade na forma de trabalhar, comprar e “fazer” será o mote. A geração Alfa utiliza a tecnologia desde que nasceu, sempre fez parte do mundo deles e é possível fazer quase tudo. A evolução para além de tecnológica é também de pensamento, mudam as formas de comunicar e de comportamento.

Estar tudo à distância de um toque, de um botão, ser tudo fácil de agarrar e de mexer são elementos impreteríveis para as marcas terem em consideração. O conseguir algo sem muito esforço torna-se ainda mais relevante. Ter esta comodidade é um elemento fundamental para criar relevância junto da geração mais nova.

 

CRIAR E INOVAR

  • “O tablet tem os meus jogos, que eu fiz”

A inovação e a possibilidade de criar a qualquer momento, não causa nenhum receio para esta geração.

Nascem no ano em que o tablet aparece e aprendem a interagir com os ecrãs de uma forma que parece inata. A criatividade para jogar, construir jogos e brincadeiras é algo que eles indicam necessitar. Ter a possibilidade de co-criar com a marca poderá ser algo que interesse e entusiasme esta geração.

A possibilidade de serem criativos, de criarem os seus próprios brinquedos, os seus próprios jogos, parece chamar à atenção.

 

INFORMAÇÃO INSTANTÂNEA

  • “Vamos saber tudo mais rapidamente – carregas no botão e responde”

A informação quer se agora e a toda a hora. A quantidade e qualidade de informação disponível é incontável, e tem de estar acessível a qualquer instante.

A forma como interagem com a informação é totalmente diferente de há 10 anos atrás. Atualmente, as crianças desde muito pequenas sabem procurar no google, no youtube a informação que precisam a informação está nas mãos deles. A transparência, acesso a informação (wifi) é indispensável para esta geração.

A informação tem que viajar à velocidade da luz, seguindo as premissas anteriores, rapidez, facilidade e conveniência. A geração anterior já preferia a comunicação por sms, esta vai preferir a comunicação mais rápida e o wi-fi acessível 24/7.

 

E o que quer esta geração Alfa para os diversos tipos de produtos?

TELEMÓVEIS, TABLETS; TV

  • Conveniência de levar para todo o lado, a transformação em mais do que um equipamento e a facilidade de carregar em botões para fazer o que queremos são elementos essenciais nestes equipamentos.

Características:

  • “Deve ser pequeno para caber no bolso e na mala”
  • “Vai-se transformar para ficar maior”
  • “Propriedades tecnológicas que aumentam de tamanho”
  • “Está ligado a mim, eu penso e ele faz”
  • “Eu preciso que ele seja um telemóvel, carrego no botão e ele transforma-se num telemóvel”
  • “Dá para fazer mais coisas, mais jogos e mais botões que fazem o que eu quero”
  • “No tablet, vou poder construir os meus próprios jogos”

 

VEÍCULOS

  • Os carros vão ser em piloto automático, ativados por comandos de voz e movidos a energias renováveis

Características:

  • “Mais rápidos”
  • “Não ter tantos acidentes”;
  • “Vão ser todos tesla, a eletricidade ou vento”
  • “Eu falo e ele abre as portas e liga ou põe música”
  • “Não vai ser preciso conduzir”
  • “Também podem voar, e as estradas ser no céu”

 

BRINQUEDOS

  • Os brinquedos são mais dinâmicos, robóticos e com a capacidade de comunicar com eles

Características:

  • “Os brinquedos vão falar comigo”
  • “Andam atrás de mim”
  • “São tipo meus amigos”
  • “Vou quer continuar a construir coisas, com os legos”

 

CASA

  • A necessidade de conveniência e conforto, de “ter a minha casa em qualquer lado”. A ativação por voz volta a estar presente.

Características:

  • “Tem uma sala que comanda a casa”
  • “Sala de comando que faz tudo o que quiseres”
  • “Devíamos poder ir de casa para onde quiséssemos”
  • “Imagina estar de ferias no Hawai mas em casa “
  • Estruturalmente não vêm mudanças: quarto, sala, wc e quarto

 

PROFISSÕES

  • As profissões foram um tema difícil para os grupos, não conseguiram abordar o tema com profundidade. Apenas referiam a inovação, o uso da tecnologia e a facilidade como características no futuro.

Características:

  • “As coisas tem de ser mais fáceis”
  • “Eu acho que os médicos vão curar mais doenças”
  • “Vamos inovar mais nas coisas que fazemos”
  • “Utilizar muito mais a tecnologia nas profissões “

 

COMIDA

  • A robotização e automatização do processo de cozinhar é algo que para os grupos irá ser natural. Os robôs de cozinha ficam mais inteligentes e já fazem todo o processo sozinho com pouca ou nenhuma intervenção do ser humano.

Características:

  • “Não vamos precisar de pessoas para cozinhar”
  • “Os alimentos vão para ao pé da máquina e a máquina faz a comida”
  • “A mesa põe-se sozinha, temos um botão ou então os pratos voam”

 

ESCOLA

  • Veem a escola mais dinâmica e tecnológica. As aulas são dadas por robots e pelos professores que trabalham em conjunto. As secretarias são digitais e tem toda a informação necessária para apreender.

Características:

  • “Os robots ajudam as professoras a tirar dúvidas, tem mais tempo”
  • “Podia haver uma máquina de tempo, para voltarmos atrás e ouvir outra vez o que não percebi ainda”
  • “As mesas tem tudo: botão para aprender ciência, desenho, história, e é digital”

 


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