Dia 15 março é Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, mas é também o dia do lançamento do Guia Prático da Escolha do Consumidor 2020, que tem como principal objetivo ajudar os consumidores na hora de escolher e decidir pelas melhores marcas e respetivos produtos.

 

O Guia do Consumidor, organizado por diferentes grupos de consumo, resulta da avaliação de mais de 900 marcas feita pela Escolha do Consumidor, em mais de 200 mil testes com consumidores, com o objetivo de promover publicamente as marcas que possuem produtos e serviços com o mais elevado grau de satisfação e para ajudar os consumidores a fazerem compras seguras com base na opinião dos seus semelhantes.

 

Neste estudo, foram encontradas algumas similaridades de comportamento nas diversas categorias em análise, nomeadamente, a QUALIDADE, o PROFISSIONALISMO e a SEGURANÇA.

 

O primeiro fator, que se destaca, é a crescente importância dada à QUALIDADE, que pode ir do sabor ou dos ingredientes num produto alimentar à durabilidade ou característica de uma peça de roupa num artigo de moda.

 

O segundo fator que assume cada vez mais importância é o da exigência de INFORMAÇÃO CLARA E TRANSPARENTE, depois de uma série de acontecimentos de cariz duvidoso, como o que ocorreu com as entidades bancárias. Os consumidor de hoje exige que o mercado o trate como um indivíduo que importa, um consumidor que procura informação, valorizando aspetos como o conhecimento técnico.

 

Por último, importa reforçar a necessidade do consumidor se sentir em SEGURANÇA. As condições geopolíticas dos últimos anos, refletem-se numa série de áreas, com particular enfoque em todos os serviços de lazer e entretenimento, onde se espera que estejam reunidas condições de segurança no seu usufruto, seja de eventos, seja em unidades hoteleiras ou noutros espaços.

 

O consumidor de hoje vive com a evolução tecnológica, com o seu quotidiano frenético e procura mais e melhor: maior rapidez na forma como é atendido, como lhe resolvem os problemas; maior facilidade de acesso e maior facilidade de utilização de bens e serviços, seja fisicamente ou online; melhores serviços de assistência pós venda; produtos melhores e cada vez mais saudáveis; maior eficácia dos serviços e produto; mais garantias nos seus direitos de consumo, o que implica por vezes mais e clara informação; maior transparência e honestidade nos processo, em especial quando envolve contratos e mais, muito mais, marcas credíveis e rigorosas que zelem pelos seus interesses e desenvolvam produtos e soluções para o servir melhor.

 

Desta forma, o Guia Prático da Escolha do Consumidor dá-lhe acesso à experiência de milhares de consumidores que, de forma atual, isenta e real, avaliaram marcas e identificaram as melhores em cada categoria. Porque, afinal, quem manda é o consumidor.

 

Consulte o Guia do Consumidor 2020 aqui.


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