Nos Estados Unidos da América, 49% dos consumidores recorre à Amazon quando quer pesquisar um produto. O motor de busca Google só aparece depois (22%), de acordo com um estudo da CivicScience. Mas será que estas também são as plataformas preferidas dos portugueses para iniciar o processo de compra?

Segundo dados da AEP divulgados num estudo da AAPI – Associação de Acção Para a Internacionalização, sites de ecommerce como Amazon e eBay são apontados por 44% dos portugueses da Geração Z e por 46% dos Millennials. Contudo, as redes sociais são o meio mais referido, logo seguidas pelo website da própria loja.

Também há quem descubra novos produtos nas lojas físicas das marcas e quem o faça através de anúncios. O meio menos mencionado, de acordo com a AAPI, corresponde a sistemas de Inteligência das Coisas, nomeadamente Google Home e Alexa: apenas 8% da Geração Z e 9% dos Millennials referiram este canal.

Os números de Portugal relativamente à utilização da Amazon (ou plataformas semelhantes) no processo de compra parecem estar em linha com os norte-americanos. No entanto, a Amazon sobressai do outro lado do Atlântico, sobretudo entre os internautas que fazem parte do programa de fidelização Amazon Prime – que oferece vantagens como entrega gratuita no mesmo dia.

Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor