Os Millennials têm sido o grande foco das marcas, sobretudo de grande consumo. Mas quem vai realmente marcar as tendências de consumo ao longo de 2018 serão os consumidores com mais de 50 anos.

A conclusão consta da sexta edição do estudo ‘Marcas+Consumidores’, um documento da Kantar Worldpanel para a Centromarca que revela também que a inovação e o crescimento do mercado online estarão na agenda das marcas de FMCG.

De acordo com o estudo, a inovação é “um dos elementos chave para contornar fatores externos ao consumidor como são o caso das taxas e dos impostos especiais sobre o consumo.” Pedro Pimentel, Diretor-Geral da Centromarca, explica que “o Estado tende a penalizar alguns produtos em vez de escolher a via da educação e da promoção de estilos de vida saudável, esquecendo-se que o eventual problema não está no produto em si, mas na quantidade que é consumida”.

Destaque ainda para as compras online, uma tendência que deverá continuar a crescer este ano, a conveniência e a personalização. Quanto ao consumo sénior, o documento revela que os consumidores com mais de 65 anos são os “mais marquistas”, mas começam agora a olhar para as MDD. Em 2017, estes consumidores aumentaram os gastos em marcas de distribuição, sobretudo em produtos como Margarina, Congelados, Comida Pronta, Perfumaria & Higiene e Limpeza da Casa. Para além disso, ficamos a saber que os consumidores entre os 50 e os 64 anos aumentaram as ocasiões de compra em 1,6% e os consumidores com mais de 65 anos em 2,6%.

Pedro Pimentel explica que o consumidor de faixas etárias mais elevadas está a mudar e que tem vindo a merecer cada vez mais atenção por parte do setor de bens de consumo. “É uma faixa de consumidores especial, fiel às marcas, mas a descobrir paulatinamente as Marcas de Distribuidor. Por esta razão, as marcas não podem descurar um tipo de target cada vez mais relevante aquando do desenvolvimento das suas estratégias de negócio e da comunicação dos seus serviços e produtos”.

Relativamente ao online, Blandine Meyer espera mudanças devido à possível entrada da Amazon em Portugal. “Com a chegada dos mais importantes operadores globais, não tenho dúvidas que o e-commerce tenderá a sofrer um rápido desenvolvimento, motivando o comércio offline a reinventar-se na tarefa de encontrar dinâmicas de integração com o próprio comércio online”, defende.

 
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Fonte: Kantar World Panel


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