A 24 de fevereiro de 1983, a PEUGEOT causou sensação ao lançar o 205. Um modelo  que conduziu a marca para a era moderna, tanto em termos de produto e marketing, como ao nível do desporto automóvel. Um olhar retrospetivo sobre uma história  épica plena de sedução… e que está na origem de uma longa linha de automóveis  citadinos bem-sucedidos da PEUGEOT. 

EXCELÊNCIA: O PEUGEOT 205 deixou a sua marca na história do automóvel e do desporto  motorizado. 

SEDUÇÃO: O PEUGEOT 205 será sempre o “número sagrado” da PEUGEOT.

EMOÇÃO: A PEUGEOT vai celebrar o 40º aniversário do PEUGEOT 205 ao longo de todo o  ano.  

A história de um automóvel é muitas vezes e em primeiro lugar a história dos homens e  mulheres que o imaginaram. A história do PEUGEOT 205 é inseparável da de Jean Boillot,  membro do conselho de administração da PEUGEOT no final dos anos 70. Foi ele quem, num  período difícil para a empresa, apresentou o ambicioso projeto de um novo automóvel  compacto que seria muito mais do que um veículo de cidade, um veículo polivalente, que se  sentisse à vontade tanto em ambiente urbano como em estrada, capaz de transportar uma  pequena família e que, ao mesmo tempo, fosse acessível… em suma, um automóvel que  fosse bom para tudo e para todos. 

O design PEUGEOT versus Pininfarina 

Em termos de design, tecnologia e marketing, o PEUGEOT 205 foi revolucionário. Embora a  maioria dos PEUGEOT anteriores tivesse sido desenhada pela Pininfarina, foi o projeto dos  designers internos, liderados por Gérard Welter, que venceu o concurso organizado  internamente, com um design muito mais moderno e fluido (a Pininfarina ficou responsável  por desenhar o PEUGEOT 205 Cabriolet). Um design que inaugura alguns elementos  distintivos que viriam a ser aplicados nos futuros modelos da PEUGEOT, designadamente a  grelha com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras. Além disso, foi um grande  nome no panorama do design automóvel, Paul Bracq, então membro do studio PEUGEOT,  que criou o interior do PEUGEOT 205. 

O primeiro pequeno motor Diesel de elevado rendimento 

Tecnicamente, o PEUGEOT 205 marca a entrada da PEUGEOT na era moderna: compacto,  mas espaçoso, prático com o seu formato hatchback, dinâmico e ao mesmo tempo  económico, adaptado a todas as utilizações. Em particular, é o primeiro automóvel da marca  a adotar barras de torção na traseira, a fim de libertar mais espaço para o compartimento de  passageiros.

É também o primeiro modelo a receber a nova família de motores XU, em particular o XUD7,  um motor de quatro cilindros de 1.769 cm3 de cilindrada com 60 cavalos, o que faz do  PEUGEOT 205 o primeiro pequeno automóvel francês com motor Diesel e, sobretudo, o  primeiro modelo pequeno com propulsor Diesel a oferecer um desempenho equivalente ao  dos seus equivalentes a gasolina, mas com um consumo de combustível muito inferior (3,9  l/100 km em média).  

De 45 a…200 cavalos 

O PEUGEOT 205 foi o primeiro PEUGEOT pequeno a receber uma gama tão vasta e variada  de motores – de 45 a 200 cavalos de potência – e uma caixa de velocidades automática,  uma opção rara no mercado naquela época. Desde o seu lançamento em 1983, foi proposto  com quatro motores a gasolina e um a gasóleo. No ano seguinte, a gama foi alargada para  incluir os lendários GTI e Turbo 16, bem como uma carroçaria de 3 portas. Seguiu-se uma  multiplicidade de versões, desde as mais acessíveis, como a Junior de 1986 com os seus  bancos tipo “jean”, até às mais sofisticadas, como a Lacoste ou Gentry.

Quando a publicidade inventou o “número sagrado” 

A partir de 1983, o PEUGEOT 205 beneficiou de um marketing à altura das suas qualidades.  Assim que foi lançado, a invenção da designação “sacré numéro” causou um grande  impacto. As criações publicitárias que a utilizavam eram eficazes e estavam em sintonia  com os tempos, como o famoso filme em que o PEUGEOT 205 é perseguido e  bombardeado num lago congelado por um avião militar, numa atmosfera muito “James  Bond”. Um anúncio realizado por Gérard Pirès, que alguns anos mais tarde assinaria o  famoso filme “Taxi”, que tem um PEUGEOT 406 como vedeta. A história repete-se… 

Um verdadeiro campeão 

O automobilismo seria um poderoso meio de promoção do PEUGEOT 205 e da PEUGEOT. A  partir de 1984, sob o impulso de Jean Todt, a PEUGEOT estreou-se na categoria rainha do  campeonato do mundo de ralis, o famoso “Grupo B”, com o impressionante 205 Turbo 16. 

Durante a primeira temporada, Ari Vatanen deixou uma forte impressão ao ganhar três ralis.  Em 1985 e 1986, o PEUGEOT 205 Turbo 16 permitiu à PEUGEOT ganhar o título mundial entre  os construtores e levou Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986) à conquista dos títulos  de piloto. Com o desaparecimento da categoria “Grupo B” no final de 1986, Jean Todt propôs  à PEUGEOT a inscrição dos 205 T16 num evento lendário, o Paris-Dakar. Desafio aceite,  desafio ganho: em 1987 e 1988, o PEUGEOT 205 T16, especialmente adaptado, ganhou o  famoso rally-raid, primeiro nas mãos de Ari Vatanen, depois conduzido por Juha Kankkunen. 

Em 1998, após uma longa e rica carreira de 15 anos, e depois de 5.278.050 unidades  produzidas, o PEUGEOT 205 retirou-se. Na mente dos entusiastas dos automóveis,  permanecerá para sempre o “número sagrado” da PEUGEOT, aquele que construiu as  fundações de uma gama excecional de automóveis citadinos bem-sucedidos, da qual fazem  parte o PEUGEOT 206, o PEUGEOT 207 e, atualmente, o PEUGEOT 208. 

As datas mais importantes para o PEUGEOT 205 

  • 24 de fevereiro de 1983: lançamento do PEUGEOT 205 na versão de 5 portas 1984: lançamento do PEUGEOT 205 de 3 portas e do PEUGEOT 205 GTI 1.6 105 cv; comercialização do PEUGEOT 205 Turbo 16; primeira vitória no Campeonato do  Mundo de Ralis (Finlândia) 
  • 1985: o PEUGEOT 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Timo Salonen)  e o milionésimo PEUGEOT 205 é produzido na fábrica de Mulhouse 
  • 1986: lançamento do PEUGEOT 205 Cabriolet e dos GTI de 115 e 130 cv; o  PEUGEOT 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Juha Kankkunen) 1987: o PEUGEOT 205 recebe um novo tablier; o PEUGEOT 205 Turbo 16 vence o  Paris-Dakar 
  • 1988: lançamento do PEUGEOT 205 Rallye; segunda vitória do PEUGEOT 205  Turbo 16 no Paris-Dakar 
  • 1989: lançamento do PEUGEOT 205 Roland Garros 
  • 1990: ligeiro restyling (indicadores de mudança de direção, luzes traseiras…);  lançamento do PEUGEOT 205 com motor Turbo Diesel (78 cv) 
  • 1993: fim de produção do PEUGEOT 205 GTI 
  • 1995: fim de produção do PEUGEOT 205 Cabriolet 
  • 1998: o PEUGEOT 205 é substituído pelo PEUGEOT 206

 

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