Na lista elaborada pelo Instituto de Economia e Paz, Portugal aparece como o quarto país mais seguro do mundo, descendo uma posição em relação ao ano anterior. O Índice Global da Paz de 2018 é liderado pela 11.ª vez consecutiva pela Islândia.

Neste índice são classificados 163 países, através da avaliação de 23 fatores como as taxas de crime, terror político, militarização e conflito interno. Apesar de ter descido um lugar, Portugal encontra-se numa boa posição, com indicadores baixos de crimes e demonstrações violentas, e de acesso e exportação de armas.

Neste ano foi ultrapassado pela Áustria, considerado o terceiro país mais seguro, e a Nova Zelândia manteve-se no segundo lugar. O top 5 fica fechado com a Dinamarca, também estável na lista.

A Islândia é considerada a nação mais segura do mundo. Com cerca de 335 mil habitantes, a sua taxa de crime é extremamente baixa, com 1,8 homicídios por cada 100.000 pessoas por ano.

Uma das maiores descidas no ranking foi Espanha, que caiu quase dez posições para número 30 da lista. Influenciada pelos ataques terroristas, que aumentaram o medo da população, e a luta pela independência da Catalunha, manter o paz no país está mais complicado.

Sem surpresas, o Médio Oriente e norte de África são as regiões menos pacíficas. A Síria é considerado o país menos seguro e pacífico no mundo nos últimos cinco anos, assolada por conflitos armados que levam muitos habitantes a fugir da região.

O sul asiático viu as maiores melhorias neste índice,enquanto a Europa piorou, principalmente devido à instabilidade política e ao impacto do terrorismo. Mesmo assim, continua a ser a região mais pacífica, sendo que vinte dos países no top 30 são europeus.

No ranking destacam-se ainda os Estados Unidos, que ficaram em 114.º no ranking, e o Brasil, que registou a pontuação máxima na taxa de homicídio, e valores altos no terror político, ficou em 106.º lugar. O país onde se está a realizar o Mundial 2018, a Rússia, está na 154.º posição do Índice.

Segundo o Instituto para a Economia e Paz, os países que conseguiram melhorar as condições de segurança e paz na última década registam um crescimento do PIB sete vezes mais alto do que os que não decresceram.

 

FONTE


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor