Enviar mensagens e utilizar serviços de chat são as principais actividades dos portugueses nas redes sociais. O mais recente estudo da Marktest sobre o tema revela que 95% dos portugueses faz login numa rede social pelo menos uma vez por dia e que 83% fá-lo várias vezes nas mesmas 24 horas. Em média, passam 93 minutos por dia a estas plataformas.
 

O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2019” sublinha que a consulta e utilização das redes sociais faz parte da rotina diária dos portugueses, sendo que é ao fim-de-semana que a maioria (68%) diz dedicar-lhes mais tempo. Além do chat, privilegiam o acesso a notícias e a possibilidade de comentar publicações de amigos.
 

Publicar, por outro lado, não parece ser tão importante e apresenta uma frequência inferior à visita: 57% dos inquiridos refere que publica pelo menos uma vez por dia e 43% admite fazê-lo várias vezes por dia. Porém, a maioria (75%) publica algo pelo menos uma vez por semana.
 

O número médio de publicações é de duas por dia ou 11 por semana. As fotos e imagens são mais frequentes (74%), à frente de textos próprios ou links para notícias/outros textos. Entre os utilizadores mais jovens (15 aos 24 anos), as stories surgem como o segundo tipo de publicação mais frequente.
 

O smartphone é o equipamento mais usado para aceder às redes sociais (com 89% das referências), o que permite aos utilizadores realizar outras tarefas em simultâneo, nomeadamente ver televisão (58%), ouvir músicar (44%) e conviver com família e amigos (37%).
 

Quanto à rede social preferida dos portugueses, o estudo da Marktest indica que o Facebook continua a ser, de forma destacada, a que tem maior notoriedade e utilização – 95% dos utilizadores de redes sociais diz ter uma conta. No entanto, o Facebook parece estar a perder utilizadores para o Instagram e Whatsapp – ainda que as três plataformas sejam detidas por Mark Zuckerberg. Em termos de credibilidade, o LinkedIn lidera.
 

O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2019” tem por base entrevistas online, realizadas em Julho deste ano, a 809 indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.
 

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