A maioria dos consumidores faz compras a partir de casa, e 81% dos consumidores indicam que o recurso aos sites das marcas é o que mais vezes se repete quando fazem compras online.

O novo estudo Observador Cetelem eCommerce 2018 indica que os sites das marcas/lojas são os locais preferidos pelos portugueses para fazer compras online. Seguem-se os marketplaces, plataformas agregadoras de vários vendedores.

A larga maioria dos consumidores (95%) fazem compras a partir de casa, com 81% dos consumidores que indicam que o recurso aos sites das marcas é o que mais vezes se repete quando fazem compras online.

Ainda assim, 56% utilizam plataformas agregadoras – os marketplaces – como a Amazon ou o EBay. De salientar a também frequente utilização de sites de classificados, como OLX, Custo Justo ou Santdvirtual, usados por 24% dos inquiridos que fazem compras na Internet.

Entre os locais preferidos para fazer compras está o sossego do lar, e a possibilidade de pesquisar nas horas de lazer e descanso parecem ser aspectos decisivos para a preferência dos portugueses. O local de trabalho está longe de ser utilizado para o efeito, pois apenas um terço dos inquiridos nacionais confessam fazer compras online durante o período laboral.

Estes números mostram que os portugueses confiam na credibilidade das marcas, e no menor risco de fraude que traz uma página oficial. É como se fossem ver as montras mas no seu computador.

O método mais utilizado pelos inquiridos para pagar as compras é a referência de Multibanco, seguida da opção por transferência bancária. Cerca de 35% dos consumidores utilizou o cartão de crédito para efetuar os seus pagamentos online, e o gasto em média no último ano foi de cerca de 651€, diz o estudo. Mesmo assim, 46% dos inquiridos não se recorda do valor gasto nas compras efetuadas.

Com experiências boas ou más, 96% dos inquiridos no estudo afirmaram que tencionam continuar a fazer compras online, uma tendência que parece que veio para ficar.

 
 
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