De acordo com os dados do TGI, da Marktest, em 2018, foram 5 milhões e 204 mil os portugueses que se referiram ter preocupações com nutrição/dieta quando compra produtos de alimentação, o que representa 60.8% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

placeholder
A classe social e a idade são as variáveis que apresentam maior heterogeneidade de opiniões.
Enquanto três quartos dos indivíduos das classes Alta/Média Alta referem estas preocupações quando compra produtos alimentares, apenas 54.7% dos indivíduos das classes Média Baixa/Baixa o referem.
A preocupação com nutrição e dieta durante a compra de produtos de alimentação é também bastante segmentada por idade: 68.7% dos indivíduos entre os 45 e os 54 anos revelam este tipo de preocupação, enquanto entre os mais jovens (15 a 24 anos), não vai além de 42.8%.
Por género, observa-se que 56.3% dos homens mostra ter este tipo de preocupações, subindo para 64.8% entre as mulheres.
Entre as regiões as diferenças de opinião são menos relevantes.
Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumosmarcashobbiesLifestyle e consumo de meios.
 
Fonte