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Este conceito foi implementado em Portugal através do Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor. A CONSUMERCHOICE promove a avaliação da satisfação do consumidor com produtos e serviços, através de técnicas de Consumer Testing independentes, que obrigam à experimentação efetiva, conduzindo o seu resultado às “Escolhas do Consumidor” em diversas categorias e segmentos de mercado. A “Escolha do Consumidor” é o sistema de avaliação do nível de satisfação e aceitabilidade de produtos e serviços pelos seus atributos individuais, com a garantia de que os mesmo são avaliados, sempre, por consumidores com experiência corrente de consumo e aquisição dos produtos ou serviços em avaliação.

Metodologia

A “Escolha do Consumidor” é por isso o sistema de avaliação do nível de satisfação e aceitabilidade de produtos e serviços pelos seus atributos individuais, com a garantia de que os mesmos são avaliados, sempre, por consumidores com experiência corrente de consumo e aquisição dos produtos ou serviços em avaliação. Na “Escolha do Consumidor” a concorrência é sempre avaliada o que faz da sua metodologia a mais isenta e credível.

São estas as fases do sistema de avaliação do nível de satisfação e aceitabilidade absoluta de produtos e serviços:

  1. O Consumidor identifica quais são os atributos importantes e determinantes na avaliação da satisfação do consumidor através de Focus Group
  2. O Consumidor classifica a importância relativa de cada atributo para o consumidor (painel online de consumidores); e
  3. O Consumidor define o ranking de satisfação e aceitabilidade face aos atributos experimentados, que conduzem à satisfação total dos consumidores com a marca, após avaliação das marcas que constituem a categoria e com metodologias apropriadas (cliente mistério presencial, online, blind taste, entre outros).