A utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera, anualmente, em Portugal 2,5 mil milhões de euros de receitas incrementais, potenciando as vendas via canais online ou influenciadas digitalmente. Esta é uma das principais conclusões de dois estudos realizados pela BCG, com o apoio da Google: O Impacto do Digital na Economia Portugal e o Impacto Económico da Google em Portugal.
 
Assumindo uma produtividade média de 21,6 euros por hora, o estudo estima que as receitas geradas pelos produtos e serviços da Google em Portugal sejam equivalentes a cerca de 70 mil empregos.
 
Segundo a Google, e apesar da gratuitidade dos seus produtos, com exceção dos de publicidade, os portugueses estariam dispostos a pagar uma média de 1400 euros por ano para não abdicar deles. Um terço dos utilizadores afirmou que não abdicaria da função de pesquisa, independentemente do valor da contrapartida oferecida.
 
O estudo analisa não apenas o impacto económico nas receitas incrementais das empresas, mas também o seu equivalente no número de empregos e ainda quantificado o quanto valorizam os portugueses os produtos da Google que usam gratuitamente. Este valor advém não só da produtividade gerada nas empresas via publicidade (para anunciantes e anfitriões de conteúdo), mas também da ocupação de cerca de 10.000 programadores portugueses, cerca de 15% do total, que se dedicam maioritariamente ao desenvolvimento de aplicações no sistema operativo da Google, o Android.
 
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