A publicidade online será responsável por 50% dos gastos totais nesta área, a nível mundial, já este ano. Em 2020, deverá ultrapassar esta barreira e tornar-se o meio com a maior fatia do orçamento para publicidade. A previsão é da Zenith, segundo a qual os anúncios na World Wide Web tinham uma quota de apenas 44% no ano passado.
 

A Zenith antecipa ainda um abrandamento geral dos gastos em publicidade. Segundo a agência, o crescimento do sector deverá cair, dentro de dois anos, para a taxa mais baixa das últimas duas décadas.  Com o amadurecimento do mercado, também a publicidade online irá apresentar um crescimento de apenas 9% versus os 17% verificados em 2018.
 

Jonathan Barnard, head of Forecasting na Zenith, sublinha que 2021 será o primeiro ano desde 2001 em que a evolução da publicidade online será de apenas um dígito. Ainda assim, olhando concretamente para o vídeo online e para as redes sociais, é expectável uma subida de 18 e 17%, respectivamente, no espaço de dois anos.
 

Por outro lado, os resultados de pesquisa pagos e os classificados deverão desacelerar, de acordo com os dados da Zenith reportados pelo site The Drum.
 

Fonte