Para a maior parte dos portugueses o combustível é a principal despesa associada ao automóvel. Os encargos e a questão económica são, de resto, uma prioridade no momento de comprar um carro. As conclusões são do Observador Cetelem 2020.
 
36% dos inquiridos deste estudo, realizado a nível global, considera a compra de um automóvel muito cara e 34% afirma que tem custos de manutenção muito elevados. Para a grande maioria dos países inquiridos, o combustível vem em primeiro lugar nas despesas mais elevadas (85%), seguido dos custos de seguro (70%) e de manutenção (54%).
 
Já no que diz respeito à realidade nacional, 92% dos inquiridos portugueses referem que o seu principal gasto é o combustível, seguido do seguro automóvel (80%). Em terceiro lugar surge o financiamento (14%). Relativamente aos preços elevados dos combustíveis, 30% afirma que raras foram as vezes que desistiram de realizar uma viagem por este motivo, enquanto 12% diz fazê-lo com frequência.
 
Entre os resultados deste estudo destaque ainda para o facto de 77% dos inquiridos portugueses preferir que o governo reduzisse os impostos sobre combustíveis, de forma a reduzir os gastos e aumentar, desta forma, o poder de compra das famílias. De realçar que 11% considera que o governo deve aumentar os impostos sobre combustíveis para incentivar modos de transporte mais ecológicos e sustentáveis.
 

Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor