Pesquisar antes de comprar, especialmente se considerarmos transacções online, é uma prática cada vez mais comum. Os Millennials são os maiores adeptos deste método, dedicando uma parte significativa do processo de compra à comparação e leitura de críticas (também conhecidas como reviews).

Segundo um inquérito da Brightlocal, 20% dos jovens norte-americanos entre os 18 e os 34 anos passa entre cinco e 10 minutos a ler testemunhos de outras pessoas sobre os artigos ou serviços que pretendem adquirir. Além disso, este grupo etário é o que apresenta uma percentagem mais elevada de pessoas dispostas a passar mais de uma hora a ler críticas: 7%.

Passando para os consumidores dos 35 aos 54 anos, 25% dedica um a cinco minutos a ler críticas online e apenas 2% passa mais de uma hora nesta actividade. No caso dos consumidores mais velhos (mais de 55 anos), 32% passa entre um e cinco minutos e 1% passa mais de uma hora.

De acordo com o eMarketer, as críticas e testemunhos podem ajudar as marcas a fecharem negócio ou, pelo contrário, demover por completo os potenciais compradores. Por um lado, podem levar os consumidores a gastar mais do que pretendiam inicialmente. Por outro, podem fazer com que não gastem um único cêntimo.

Questionados sobre os factores considerados no momento de concluir ou não uma compra, 68% dos norte-americanos inquiridos pela Brightpearl e Trustpilot aponta para as estrelas atribuídas. 61% indica o número de críticas recebidas e 44% a actualidade das críticas.

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