O número de queixas apresentadas por consumidores portugueses através da Plataforma de Resolução de Litígios em Linha (ODR), da Comissão Europeia,  registou um aumento de 23,6% desde abril. Esta plataforma foi criada pela União Europeia para resolver problemas relacionados com compras online sem a intervenção dos tribunais.

De acordo com os dados mais recentes da plataforma, as empresas nacionais são as que geram mais queixas por parte dos consumidores portugueses (1181), seguindo-se as empresas espanholas (493 queixas), as britânicas (260 queixas), e as alemãs (233 queixas), num total de 2572 queixas apresentadas.

A seguir aos portugueses, os consumidores franceses foram os que mais queixas apresentaram contra empresas portuguesas (159). Para além disso, desde abril, o número de queixas contra empresas portuguesas aumentou 38,7%, para um total de 1526.

As companhias aéreas são o setor com maior percentagem de queixas na União Europeia, com 12,21% do total, seguindo-se o vestuário, com 11,16%, e os artigos relacionados com tecnologia da informação e da comunicação, com 7,32%.

Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, explica que “comprar e vender online no espaço da União Europeia torna-se bastante mais fácil graças ao Mercado Único Digital. Contudo, este mercado cria também maiores desafios. Com ferramentas como a plataforma ODR, a Comissão Europeia pretende tornar o comércio online mais seguro e justo, ao fornecer um mecanismo de resolução de disputas de qualidade para consumidores e comerciantes.”

FONTE


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