A Ceia de Natal é uma das tradições mais ricas no que toca à comida. São tantas as iguarias na mesa que o melhor é render-se aos encantos gastronómicos desta noite e pensar em dietas depois. Planeie com antecedência para evitar correrias de última hora.
Para que tudo corra às mil maravilhas, damos-lhe algumas dicas e receitas.
 
Os clássicos de sempre
Há clássicos que não falham. De Norte a Sul, o bacalhau, cozido ou assado, é o rei incontestado da ceia, rivalizando apenas com o polvo, também cozido ou assado.
Além do bacalhau cozido com couves, o bacalhau no forno é infalível, assim como o bacalhau assado com migas, espiritual ou com broa, para mencionar apenas algumas das famosas mil e uma formas de o confeccionar.
O polvo à lagareiro e o polvo guisado também são apostas seguras.
As carnes típicas de Natal, normalmente de peru, reservam-se para o dia seguinte, mas se o preferir para a Ceia de Natal, pode assá-lo no forno e depois trinchá-lo.
 
Apure a técnica
Seja qual for a sua opção, há duas coisas que vão marcar a diferença: a qualidade dos ingredientes e o domínio das técnicas de confecção da receita.
No que toca aos assados, há algumas coisas a ter em atenção, como o facto de uma boa marinada preparada com tempo fazer toda diferença e que o polvo deve ser cozido em água abundante antes de ser assado.
 
Dicas para poupar tempo no dia da Ceia
1. Tempere a carne e o peixe de véspera. Além de poupar tempo, faz com que o peixe ou a carne fiquem com muito mais sabor.
2. Separe todos os ingredientes que vai usar no dia anterior. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
3. Deixe a mesa posta e decorada um dia antes.
 
O que fazer com as sobras

  • Bacalhau. Roupa Velha, claro. Deliciosa, esta forma de aproveitamento das sobras do bacalhau da ceia já ascendeu à categoria de receita em nome próprio.
  • Bolo-rei. Este bolo aguenta bastante tempo e há até quem o aprecie mais passado alguns dias, comido ao pequeno-almoço em forma de torradas barradas com manteiga
  • Polvo. É muito fácil aproveitar as sobras do polvo assado para fazer salada de polvo, pastéis de polvo ou rissóis de polvo.
  • Peru. Use as sobras em sanduíches de peru, numa quiche de peru e legumes ou nuns queques de peru.

 
Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor