O Portal da Queixa – maior rede social de consumidores de Portugal – registou um aumento, na ordem dos 81%, do número de reclamações dirigidas a ginásios, comparativamente ao período homólogo. E porque setembro marca o regresso aos ginásios, o Portal da Queixa relembra aos consumidores algumas dicas para evitar situaçõesdesagradáveis.

As reclamações contra ginásios já não são uma novidade, no entanto, os dados atestam que estas têm aumentado ano após ano.

De janeiro de 2018 até o final de agosto, chegaram ao Portal da Queixa cerca de 150 reclamações dirigidas a diversas marcas de ginásios. Mau atendimento/serviço e débitos/cobranças indevidas são os principais motivos das queixas.

Cerca de 63% dos casos são relativos, não só, a problemas com débitos e rescisões, mas também, a utilizadores que se sentem enganados ou injustiçados por más práticas comerciais.

Fitness Hut, Solinca Health Clubs e Holmes Place são as marcas que apresentam o maior número de reclamações.

Reclamações de janeiro a final de agosto
Motivos 2017 2018 %variação
Mau atendimento/serviço 28 55 96%
Débitos/cobranças indevidas 24 41 71%
Rescisão/Cancelamento 22 32 45%
Publicidade enganosa / más práticas comerciais 9 22 144%

 

Relacionadas com o mau atendimento/serviço, chegaram ao Portal da Queixa mais de 50 reclamações.

Problemas com débitos e cobranças indevidas também são reincidentes. Em relação ao ano passado, o Portal da Queixa registou um aumento de 71% do número de queixas invocando este motivo.

Em comparação com o período homólogo, as marcas Fitness Hut e Solinca Health Clubs são as que apresentam um maior número de reclamações. Cerca de 48% das queixas foram respondidas, contudo, são poucas as que têm resolução, como é possível confirmar nas páginas das marcas no Portal da Queixa: Fitness Hut e Solinca.

Reclamações de janeiro a final de agosto
Marcas 2017 2018 %variação
Fitness Hut 31 64 106%
Solinca Health Clubs 14 25 79%
Holmes Place 12 17 42%
Pump Fitness Spirit 2 9 350%
Kalorias 4 6 50%
GO fit 4 5 25%

 

DICAS PORTAL DA QUEIXA PARA EVITAR SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS COM GINÁSIOS:

 1 – Fidelizações

Antes de assinar qualquer contrato, leia-o muito bem. Deve esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, junto da entidade. Se estiver perante uma cláusula que imponha a duração do contrato, esta não é ilegal ou inválida, desde que atribua ao consumidor uma vantagem económica como contrapartida.

 2 – Débitos Diretos

Este é um tipo de pagamento muito comum nos ginásios, no entanto deverá sempre existir uma alternativa, que poderá ser por transferência bancária, referência de pagamento por multibanco ou por entrega em dinheiro. Poderá sempre utilizar como argumento as diretrizes do Banco de Portugal: o consumidor tem sempre liberdade de aceitar ou recusar o pagamento de débito direto.

No fim, cabe ao consumidor a decisão de aceitar ou não o débito direto, tendo em conta que até pode compensar. É sempre recomendado verificar o extrato da conta todos os meses.

3 – Rescisões de Contrato

Se não existir vínculo contratual, será mais fácil rescindir. Basta uma comunicação por carta registada ou entregue no próprio ginásio, ficando sempre com um comprovativo.

Se existir uma fidelização, tem de apresentar uma razão objetiva (não apenas referir situações de doença ou desemprego). Tem de invocar um motivo válido, caso contrário, pode ter uma penalização por parte do ginásio.

 


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