Portugal está a envelhecer de forma acelerada. Segundo os dados da Pordata, em 2016 a taxa de envelhecimento em Portugal era de 148,7%, ou seja, por cada 100 jovens, existem 148,7 idosos. Esta situação não acontece apenas em Portugal, estima-se, que, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos triplique de 400 milhões para mais de dois mil milhões.
Sabemos também que os consumidores seniores (população com mais de 65 anos) são consumidores fiéis às marcas, não têm comportamentos voláteis, e não consomem em demasia. Continuam a preferir o contacto direto com o vendedor, mas já começam a dar os primeiros passos na internet, no entanto utilizam-na apenas para pesquisa de informação e comparação de preços e produtos.
Apesar de tudo, são poucas as marcas que focam a sua comunicação no target +60. O projeto “Escolha Sénior” ajuda a colmatar essa falha analisando o nível de satisfação e aceitabilidade de produtos e serviços pelos seus atributos individuais, avaliados, sempre, por consumidores com idade superior a 60 anos.
Aqui ficam algumas das conclusões retiradas do estudo de 2017:

PRODUTOS BANCÁRIOS PARA SENIORES

A TER EM CONSIDERAÇÃO

  1. Isenção de anuidades
  2. Bonificação nas taxas
  3. Atendimento

A escolha de bancos para idosos caracteriza- se pela procura de isenção de anuidades em cartões, cheques e transferências pela bonificação nas taxas e atendimento de qualidade.
É valorizado o acompanhamento aos herdeiros em caso de falecimento do sénior e também os benefícios variados (seguros associados, parceiras, descontos para férias, ginásios, piscinas).
Muito importante a diversidade de produtos e serviços associados e a existência de protocolos com residências sénior e parcerias com áreas de lazer.
Em 2017, o BPI foi eleito Escolha Sénior.
 

RESIDÊNCIAS SENIORES

A TER EM CONSIDERAÇÃO

  1. Qualidade do serviço
  2. Qualidade da habitação
  3. Condições de higiene

Na escolha de residências seniores são valorizados a qualidade do serviço e a qualidade da habitação, bem como as condições físicas e de higiene do espaço, que deve ser agradável e possuir serviço de enfermagem em permanência.
O preço é igualmente importante mas mais a excelente capacidade de resposta perante situações problemáticas e que possa proporcionar autonomia na pessoa.
Atenção às questões de segurança e às diversidade de atividades e variedade de serviços associados.
As Montepio Residências foram eleitas Escolha Sénior 2017.
 

CENTROS AUDITIVOS

A TER EM CONSIDERAÇÃO

  1. Diagnósticos claros
  2. Serviço pós-venda
  3. Credibilidade

Na escolha de centros auditivos deve procurar saber se a marca possui métodos para diagnósticos claros e um bom serviço pós-venda. É importante ainda a sua credibilidade no mercado e a possibilidade de devolução dos produtos caso não sejam adequados à pessoa.
É valorizado a e existência de um médico associado ao serviço e garantias associadas a diferentes situações problemáticas. Confirme se existe um período de experimentação e seguro associado aos aparelhos.
GAES foi eleita Escolha Sénior 2017
 

SISTEMAS DE SAÚDE

A TER EM CONSIDERAÇÃO

  1. Serviços abrangidos
  2. Rede de parcerias
  3. Rede de médicos

São extremamente valorizados nos sistemas de saúde os serviços abrangidos (análises, exames, hospitalização…) e a rede de hospitais e clínicas, bem como a rede de médicos à disposição.
Importa ainda nestes serviços a rapidez no atendimento médico e marcação de consultas e as condições oferecidas para integração do agregado familiar, logo os níveis de comparticipação (dentro e fora da rede).
Por outro lado é valorizada a proximidade física da rede de médicos e hospitais e a facilidade de reembolso, tal como a simplicidade nos processos e os plafonds atribuídos.
Um bom apoio telefónico ao cliente, informação actualizada no site (sobretudo a rede médicos) e parcerias existentes com outras entidades e serviços são pontos de diferenciação.
Médis foi eleita Escolha Sénior 2017.
 

ÓPTICAS

A TER EM CONSIDERAÇÃO

  1. Qualidade do material
  2. Garantia
  3. Atendimento

Na aquisição de serviços e produtos óticos deve privilegiar a relação qualidade/preço, pois tratam-se de produtos caros e com influência na saúde da sua visão.
Por isso a qualidade do material (óculos e lentes) é fundamental. Tenha em atenção as garantias especificas dadas a aros e a lentes e o que cobrem.
O atendimento é de extrema importância, em especial no que se refere ao nível de conhecimento técnico.
Destaca-se a preferência para marcas que apresentam variedade no design dos óculos e rapidez da assistência técnica e fiabilidade do serviço nomeadamente de rectificação dos óculos. Neste tipo de lojas o consumidor gosta de ter autonomia para observar a variedade de óculos (antes da escolha) .
Os acordos com sistemas de saúde/seguros é importante na escolha de ópticas bem como do equipamento para identificar os óculos mais adequados ao formato da cara.
Multiópticas foi eleita Escolha Sénior 2017
Um dos melhores exemplos de comunicação para o target +60 é feito pela Escolha Sénior “Multiópticas”: