Portugal voltou a conquistar o “óscar” de melhor destino da Europa, o 3º consecutivo. Mais que uma moda (definição: algo que se incorpora de forma consciente na rotina diária, mas não implica mudança de comportamentos e dura algum tempo), Portugal tem vindo a afirmar-se como uma tendência (definição: resultado de uma mudança de comportamento, que começa de forma tímida mas cuja duração é grande e com impactos profundos). E tal como uma tendência, Portugal é atrativo, inspirador e tem potencial de crescimento…
Pode ser questionável a razão pela qual os viajantes (nova designação para substituir turista) nos visitam. Se é pela gastronomia, pelo clima, pela natureza, ou por simplesmente sermos um país seguro. Inquestionável é, que toda a oferta é importante para a satisfação dos que nos visitam… pela sua qualidade, diversidade e até pela história que conta.
Oferecer qualidade e serviço é aproveitar uma oportunidade para tornar a vivência de cada viajante no caminho mais rápido para a sua memória, encher-lhes a alma e brindá-los com emoções, afinal uma verdadeira experiência de qualidade é aquela que lhes deixará memórias do que viveram e experimentaram em Portugal.
Importa, contudo, que se refira que a experiência também é cultura, é identidade local, regional e nacional, dando a conhecer o que de melhor temos e as gentes que protagonizam. Hoje temos viajantes de 5 sentidos que já “não viajam, nem visitam”, mas antes “descobrem e aprendem” e que querem interagir com o maior dos ativos em qualquer região – as gentes locais – aqueles que lhes proporcionam autenticidade e um novo luxo: o da experiência local.
Por tudo isto, pela importância para o desenvolvimento local, em especial dos micro e nano empresários, o turismo é hoje parte vital da estratégia dos destinos… mas tem que o ser sobretudo, porque o turismo é também uma moeda social, num mundo de viajantes (1.4 biliões) onde 91% partilham conteúdo nas redes sociais, 53% (apenas com 30/39 anos) fotografam e partilham nas suas redes sociais, onde a categoria “Food” é a categoria que mais cresce no Pintrest e alvo de maior partilha, onde 62% experimentam com regularidade produtos de outros países e 25% utilizam aplicações mobile para comprar… E aqui iria mais longe: Portugal recebe anualmente cerca de 15 milhões de visitantes, o que do ponto de vista do negócio significa que passamos de um mercado de cerca de 10 milhões de consumidores para um mercado de 25 milhões, com todas as vantagens que isso tratará, nomeadamente em termos de promoção e potencial de internacionalização dos nossos produtos e serviços. Em cada turista temos que ver, não apenas um consumidor, mas igualmente um prescritor, um influenciador que levará os nossos produtos e serviços mais além…